Aprovação do Hino Nacional
O órgão responsável pela aprovação do Hino Nacional Brasileiro foi o poder legislativo, que, em 6 de setembro de 1922, assinou o decreto 15.671. O decreto foi assinado por Epitacio Pessôa, que na época era senador eleito pela Paraíba.
Ouviram do Ypiranga as margens placidas
De um povo heroico e brado retumbante
E o sol da liberdade, em raios fulgidos,
Brilhou no céo da Patria nesse instante.
Figura de Linguagem
Hipérbato
É bastante comum que as pessoas errem quanto à classificação sintática dos termos do Hino Nacional, isto se deve ao fato de ele estar na ordem indireta, conhecida também como hipérbato.
Esta figura de linguagem é caracterizada pela inversão da ordem direta dos termos da oração, que é composta por: [sujeito +] verbo [+ complementos verbais + adjuntos].
Exemplos:
┌────────────────────────────────────────────────────┬────────────────────────────────────────────────────┐
│ Hipérbato │ Ordem Direta │
├────────────────────────────────────────────────────┼────────────────────────────────────────────────────┤
│É difícil para mim aprender gramática │ Aprender gramática é difícil para mim │
├────────────────────────────────────────────────────┼────────────────────────────────────────────────────┤
│Em meu sangue a América se nutre │ A América se nutre em meu sangue │
│Há dois mil anos te mandei meu grito │ Mandei-te meu grito há dois mil anos │
│Gravai com Buril nos pátrios anais o vosso poder │ Gravai o vosso poder com Buril nos pátrios anais │
│Quando alguém te destruir, se reconstrua com sua fé │ Reconstrua-se com sua fé quando alguém te destruir │
└────────────────────────────────────────────────────┴────────────────────────────────────────────────────┘
Personificação / Prosopopeia
A figura de linguagem prosopopeia também é conhecida pelos nomes personificação, animização e antropomorfismo. Toda vez que atribuímos atitudes e sentimentos a seres inanimados, pessoas já falecidas, animais, fenômenos da natureza ou figuras imaginárias, estamos criando uma prosopopeia. fonte
Exemplos:
┌───────────────────────────────────┬─────────────────────────────────────────────────┐
│Hoje até o sol está mais feliz. │ O sol é uma estrela, não fica feliz nem triste. │
├───────────────────────────────────┼─────────────────────────────────────────────────┤
│As flores estão dançando ao vento. │ Flores não dançam, o vento é que as agita. │
└───────────────────────────────────┴─────────────────────────────────────────────────┘
Análise do Hino Nacional
A figura de linguagem supra é bastante utilizada e está em toda parte do Hino Brasileiro. Para exemplificar melhor, faremos uma análise sintática dos termos.
┌─────────────────────────────────────── Verbo Transitivo Direto
│ ┌──────────────── Sujeito Simples
┌───┴───┐ ┌────────────────┴──────────────┐
│Ouviram│ │do Ipiranga as margens plácidas│
└───────┘ └───────────────────────────────┘
┌────────────────────────────────── Adjunto Adnominal de Brado
│ ┌───────────── Objeto Direto do verbo Ouviram
┌─────────┴────────┐ ┌─────────┴─────────┐
│De um povo heroico│ │o brado retumbante.│
└──────────────────┘ └───────────────────┘
Feita a análise sintática, podemos pôr a oração na ordem direta, ficando desta forma:
As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.
Podes ater achar estranho o fato das margens ouvir. Isso acontece pois nos deparamos com outra figura de linguagem, a personificação.
Esta oração quer dizer que quando Dom Pedro disse a célebre frase, o brado (=grito) do o povo foi tão retumbante (=forte e alto) que até as margens do Ipiranga ouviram-no (figura de linguagem).
Mais informações
https://github.com/valdeir2000/pt-br/blob/master/answers/6015.md