1

Estava a falar sobre futebol e disse:

...já para não falar do símbolo do Benfica1, que monocromático fica feio.

E alguém me veio corrigir:

Símbolo não, emblema. Os símbolos são Coluna, Eusébio, Bento, Chalana,...

Pelo que pesquisei parece que são sinónimos, mas na priberam não faz nenhuma referência a isso.

Será um regionalismo? São sinónimos ou são diferentes?

1 - Imagem do Simbolo/Emblema do SLBenfica

5
  • símbolo é algo genêrico; emblema é um objeto o representação. Ou seja, um emblema é um tipo de símbolo. Um emblema é uma representação física ou identificador. pt.wikipedia.org/wiki/Emblema
    – Lambie
    May 31, 2019 at 15:50
  • @Lambie isso eu já tinha lido, mas, como sabes, a Wikipédia não é muito fidedigna.
    – Jorge B.
    May 31, 2019 at 16:04
  • Mas então a águia não é um símbolo do Benfica também? O Estádio da Luz? ... o emblema? :p Acho que era argumentável que o emblema é um símbolo. (Isto assumindo como verdadeira a premissa deles de que são coisas diferentes.)
    – ANeves
    May 31, 2019 at 16:17
  • Sim, mas acho que aqui sim. Por exemplo, o símbolo da paz é uma pomba branca, Se quiser colocar o símbolo na roupa, se costura um emblema (o objeto físico feito de algum material ou tecido) dela na roupa. Um símbolo é uma representação, não um objeto físico. Certo?
    – Lambie
    May 31, 2019 at 16:18
  • Penso que um símbolo também pode ser um objeto físico, com a cruz católica, por exemplo.
    – stafusa
    May 31, 2019 at 19:35

1 Answer 1

1

"Símbolo" é um termo mais amplo - por exemplo, não apenas o emblema, mas também seu uniforme é um símbolo do clube.

"Emblema" é o símbolo oficial do time, sua insígnia, divisa, marca, distintivo, mas apenas um dos símbolos do clube, como fica claro em sua página:

O Emblema do Benfica é, sem dúvida alguma, a sua imagem de marca. Tal como a maior parte das tradições e símbolos do Clube, o emblema foi elaborado entre 13 de dezembro de 1903, quando surgiu a ideia de criar o Clube e a data da sua fundação, a 28 de fevereiro de 1904.

Nesse sentido, "símbolo" não é incorreto, mas "emblema" de fato pode ser preferível por ser mais específico.

6
  • Não fiquei totalmente convencido. ;)
    – Jorge B.
    Jun 3, 2019 at 14:28
  • @JorgeB. ¯_(ツ)_/¯
    – stafusa
    Jun 3, 2019 at 19:38
  • stafusa, será que tens uma fonte que explique isso de forma mais clara?
    – Jorge B.
    Jun 4, 2019 at 12:03
  • @JorgeB. Uma fonte que explique que "símbolo" é mais geral que "emblema"? Você não tem a impressão que os dicionários já deixam isso claro?
    – stafusa
    Jun 4, 2019 at 21:09
  • 1
    @JorgeB. Talvez o Aulete deixe mais claro: símbolo - "Tudo o que, de maneira arbitrária ou convencional, representa uma outra coisa"; emblema: "Imagem ou sinal representativos de ideia, instituição, associação etc.". Para mim a primeira definição é claramente mais ampla que a segunda. Me parece, por exemplo, que um gesto pode ser muito mais facilmente chamado de símbolo que de emblema.
    – stafusa
    Jun 5, 2019 at 8:45

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.