Algumas vezes eu precisei saber qual palavra possui o significado que eu estou procurando (e tendo certeza de que existe tal palavra). Com um pouco de pesquisa, descobri que existe o que é chamado de dicionário analógico, isto é um dicionário temático, onde as entradas são organizadas por temas e não como uma lista alfabética de palavras.
Um exemplo de uso de um dicionário analógico, pode ser assim descrito: eu gostaria de saber qual o adjetivo para caracterizar algo da cor amarela, assim como alvo se refere à cor branca, negro à cor preta e assim por diante. Um dicionário comum não me seria de uso, pois eu não sei qual palavra estou buscando. Ao usar um dicionário analógico eu buscaria a categoria cores, então amarelo e lá teria as opções de palavras, entre elas o jalne que eu buscava.
Isto posto, achei estranho quando pesquisei dicionário analógico no Google e não achei nenhum acessível online, apenas ofertas de livrarias que os vendem no modelo impresso. Mais estranho isto me parece quando vejo que existem diversos dicionários tradicionais (Priberam, Michaelis, Aulete, entre outros) online da língua portuguesa.
Minha pergunta é, alguém conhece um (bom) dicionário analógico que pode ser consultado online?
Conheci o dicionário analógico a partir deste post de um estudioso da língua portuguesa que escreve em um jornal do sul do Brasil. Para uma outra definição e alguns exemplos de verbetes pode ser visto nesta resenha do Dicionário analógico da língua portuguesa, de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo.