1

Cresci ouvindo essa expressão aqui em São Paulo, por vezes com algumas variações:

• Mó boi; (É mó boi fazer esse trabalho)
  • Mó boiada; (Mó boiada fazer essa cortina)
  • Muito boi; (É muito boi essa conta)

Sei que significa que algo é fácil de ser/fazer, mas qual a origem disso? Há alguma relação com boiadas ou com o próprio animal boi?

3
  • 3
    Vale lembrar que "mó" aqui é provavelmente um encurtamento de "maior". – stafusa May 15 '19 at 22:30
  • @stafusa, como falante de São Paulo que usa "mó", digo que estás certo em relação ao significado — não sei da etimologia, mas aparenta ser uma hipótese. É um advérbio de intensidade principalmente; ex.: "eu 'to' com mó fome" = "eu estou com muitíssima fome", "mó trabalho pra isso" ~ "que trabalhão pra isso", "mó fácil" = "muitíssimo fácil". É mais expletivo do que a frase equivalente ou com "maior", por sinal. – Schilive Apr 2 at 17:40
  • Talvez possa ter alguma relação com os "carros de bois" que facilitavam o transporte nas sinuosidades na região de São Paulo. Quanto maior, mais fácil para puxar a carga. A questão é que este tipo de transporte foi usado em outros lugares no Brasil, o que fez manter esta expressão em São Paulo, não encontrei nada que possa vincular a expressão aos "carros de bois". – sumitani May 4 at 14:34
0

Não, depende muito da frase, no caso dos exemplos significa: algo difícil.

1
  • Olá seja bem vinda, poderia citar alguma referência ou exemplos que possam auxiliar na sua resposta? – sumitani May 4 at 14:15

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.