1

Cresci ouvindo essa expressão aqui em São Paulo, por vezes com algumas variações:

• Mó boi; (É mó boi fazer esse trabalho)
  • Mó boiada; (Mó boiada fazer essa cortina)
  • Muito boi; (É muito boi essa conta)

Sei que significa que algo é fácil de ser/fazer, mas qual a origem disso? Há alguma relação com boiadas ou com o próprio animal boi?

3
  • 3
    Vale lembrar que "mó" aqui é provavelmente um encurtamento de "maior".
    – stafusa
    Commented May 15, 2019 at 22:30
  • @stafusa, como falante de São Paulo que usa "mó", digo que estás certo em relação ao significado — não sei da etimologia, mas aparenta ser uma hipótese. É um advérbio de intensidade principalmente; ex.: "eu 'to' com mó fome" = "eu estou com muitíssima fome", "mó trabalho pra isso" ~ "que trabalhão pra isso", "mó fácil" = "muitíssimo fácil". É mais expletivo do que a frase equivalente ou com "maior", por sinal.
    – Schilive
    Commented Apr 2, 2021 at 17:40
  • Talvez possa ter alguma relação com os "carros de bois" que facilitavam o transporte nas sinuosidades na região de São Paulo. Quanto maior, mais fácil para puxar a carga. A questão é que este tipo de transporte foi usado em outros lugares no Brasil, o que fez manter esta expressão em São Paulo, não encontrei nada que possa vincular a expressão aos "carros de bois".
    – sumitani
    Commented May 4, 2021 at 14:34

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.