3

Me deparo sempre com o termo: não-decrescente nos livros de matemática, porém me pergunto se o correto não é: não decrescente.

2
  • quando foram escritos os livros? Pode ser versão anterior da gramática.
    – Peixoto
    May 6, 2019 at 15:57
  • Tem versões de 2013 e 2014
    – Ilovemath
    May 6, 2019 at 16:08

1 Answer 1

6

Antes do novo acordo ortográfico era possível escrever: não-decrescente, não-agressão, não-verbal, todavia, em nota explicativa, a comissão de lexicologia e lexicografia da Academia Brasileira de Letras definiu, na 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa — VOLP, que se deve:

15) Excluir o emprego do hífen nos casos em que as palavras não e quase funcionam como prefixos: não agressão, não fumante, quase delito, quase irmão. (Grifo meu)

Portanto o correto é:

Não Agressão
Não Verbal
Não Decrescente

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Nota explicativa da comissão de lexicologia e lexicografia da abl sobre os procedimentos metodológicos seguidos na elaboração da 5ª edição do volp em consonância com o que dispõe o novo acordo ortográfico da língua portuguesa e a nota explicativa que lhe serve de adendo como anexo ii, aprovado em lisboa em 1990. [S. l.], 2009. Disponível em: http://www.academia.org.br/abl/media/Nota%20Explicativa%2009%2003%202008.pdf. Acesso em: 6 maio 2019.

1
  • 1
    Resposta simples e bem clara.
    – Lambie
    May 6, 2019 at 19:32

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.