2

Qual a regra para se acentuar qualquer palavra monossílaba? Algumas palavras acentuadas são acentuadas por convenção ou acentos diferenciais, ou há alguma outra regra que possamos aplicar a qualquer palava?

Vou dar apenas exemplos terminados com "O" e "E" de palavras inventadas:

• "tô" (versão encurtada da palavra "estou")
  • "cê" (versão encurtada da palavra "você")
  • "cé" (primeira sílaba de nomes como Célia)
  • "Rô" (primeira sílaba de nomes como Rosangela, Rodrigo, ...)
  • "Rê" (primeira sílaba de nomes como Renato, Rebeca, ...)
  • "Jô" (primeira sílaba de nomes como João, Joelma, ...)
1

2 Answers 2

4

Como regra acentuam-se os monossílabos tônicos:

terminados em -a, -e, -o, seguidos, ou não, de s:
Exemplos:

há, pá, pás, má, más, gás, pé, pés, dê, dês, mês, três, crê, só, nó, nós, pôs, etc.

que encerram os ditongos abertos -éi, -eu, -oi:
Exemplos: véu, véus, réis, dói, sóis, etc.

Não se acentuam os monossílabos tônicos com outras terminações: Exemplos:

ri, bis, ver, vez, sol, pus, mau, etc..

3
  • Se você fosse escrever "estou" abreviado você escreveria "to" ou "tô"? E como soaria "to"? Como "tó" ou "tô"?
    – Luciano
    Apr 19, 2019 at 19:16
  • @Luciano A forma correta de escrita da palavra é estou. Tou e tô são formas abreviadas da palavra estou e devem ser usadas apenas em linguagem falada, em contextos informais. Apr 19, 2019 at 19:22
  • 3
    Estou ciente da grafia correta. A pergunta é outra.
    – Luciano
    Apr 19, 2019 at 19:24
1

Eles seguem as regras dos monossílabos tônicos, acentuados com quando terminam em a(s), e(s), o(s) ou ditongos abertos éi(s), éu(s), ói(s).

Não se trata de diferenciar entre tô e tó, a questão é saber: como diferenciar um monossílabo tônico (tem acento) de um átono (não tem acento) se a palavra não tem outras sílabas para compararmos?

Eu diria que todos os exemplos dados na pergunta são tônicos (e levam acento), pois são verbos, pronomes e abreviações de nomes próprios. Palavras átonas geralmente são preposições ou conjunções (ou alguns pronomes também) que são menos enfatizadas dentro de uma frase.

Podemos também comparar o verbo estar com o verbo dar:

• se parece com dou, mas to se pareceria com do (preposição + artigo, geralmente pronunciado "du")
  • se parece com , mas ta se pareceria com da (preposição + artigo).

Claro que muitas pessoas informalmente não se preocupam em diferenciar da de (o que é uma pena!), mas fazendo um esforço, é possível ver que o jeito de falar essas duas palavras dentro de uma frase é um pouco diferente. Mas bem, já tiraram o diferencial de para e pára, então sabe-se lá o que o futuro nos reserva.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.