2

Qual seria a função da primeira palavra (que) na seguinte frase:

• O (que) que você está fazendo?
12
  • Qual é a frase? Que é esse "que" entre parênteses? – Artefacto Apr 17 '19 at 17:07
  • 1
    Postei uma resposta e acabei removendo-a, mas deixarei um link com ela: <github.com/valdeir2000/pt-br/blob/master/answers/5915.md>. Caso ajude-o, postarei como resposta. – Valdeir Psr Apr 18 '19 at 6:37
  • 2
    Na norma culta podes escrever "o que você está fazendo?" ou "o que é que você está fazendo?" embora na linguagem oral coloquial "o que é que" seja normalmente "comprimido"; em Portugal pode soar simplesmente como "o kék você está fazendo?" Creio que a resposta a esta pergunta sobre o " 'que' interrogativo" responde à tua pergunta. – Jacinto Apr 18 '19 at 18:38
  • 1
    @Artefacto A frase O que que você está fazendo?, ao meu ver, é possível. Seria uma forma reduzida de O que é que você está fazendo?. O verbo ser (subentendido) + que, nesse caso, forma uma partícula de realce. Fiz um texto <github.com/valdeir2000/pt-br/blob/master/answers/5915.md>, mas não sei se cabe nesta pergunta. – Valdeir Psr Apr 19 '19 at 1:30
  • 1
    Marcelo, foi isso que eu imaginei, que o teu "que que" era o "que é que". Imagino que em muitos sotaques brasileiros a diferença entre os dois seja muito ligeira, não? Em Portugal podes ouvir "o kiék" ou "o kék", mas eu vejo isso como duas maneiras de pronunciar "o que é que". – Jacinto Apr 19 '19 at 6:42

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Browse other questions tagged or ask your own question.