1

Qual seria a função da primeira palavra (que) na seguinte frase:

• O (que) que você está fazendo?
  • Qual é a frase? Que é esse "que" entre parênteses? – Artefacto Apr 17 at 17:07
  • 1
    Postei uma resposta e acabei removendo-a, mas deixarei um link com ela: <github.com/valdeir2000/pt-br/blob/master/answers/5915.md>. Caso ajude-o, postarei como resposta. – Valdeir Psr Apr 18 at 6:37
  • 1
    Na norma culta podes escrever "o que você está fazendo?" ou "o que é que você está fazendo?" embora na linguagem oral coloquial "o que é que" seja normalmente "comprimido"; em Portugal pode soar simplesmente como "o kék você está fazendo?" Creio que a resposta a esta pergunta sobre o " 'que' interrogativo" responde à tua pergunta. – Jacinto Apr 18 at 18:38
  • 1
    @Artefacto A frase O que que você está fazendo?, ao meu ver, é possível. Seria uma forma reduzida de O que é que você está fazendo?. O verbo ser (subentendido) + que, nesse caso, forma uma partícula de realce. Fiz um texto <github.com/valdeir2000/pt-br/blob/master/answers/5915.md>, mas não sei se cabe nesta pergunta. – Valdeir Psr Apr 19 at 1:30
  • 1
    Marcelo, foi isso que eu imaginei, que o teu "que que" era o "que é que". Imagino que em muitos sotaques brasileiros a diferença entre os dois seja muito ligeira, não? Em Portugal podes ouvir "o kiék" ou "o kék", mas eu vejo isso como duas maneiras de pronunciar "o que é que". – Jacinto Apr 19 at 6:42
0

"O (que) que você está fazendo?" é uma maneira não culta de dizer a frase, que deveria ser apenas dita como "O que você está fazendo?".

Outros exemplos não cultos seriam:

1. "Qual que é a pessoa?"
  2. "O que que você quer?"
  3. "Para que que você quer isso?"

Todos os que em negrito são desnecessários e, quando falados, em alguns casos, demonstram a falta de cultura do indivíduo.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.