1

Pode-se dizer que na frase quem faz sou eu ocorre uma silepse no sentido de que o verbo ser, devendo concordar com o sujeito quem faz, acaba concordando com o termo eu?

Como são classificados os termos dessa frase?

6
  • 1
    Deixarei a resposta para alguém mais experiente, mas vai uma observação: A dificuldade com o verbo ser é que, nem sempre, ele concorda com o sujeito, por exemplo: O que SÃO seis meses? Apr 17, 2019 at 1:11
  • Boa observação. Gostaria de perguntar, por que o verbo ser pode não concordar com o sujeito? Como chamamos esse fenômeno? Apr 17, 2019 at 1:22
  • 1
    O verbo ser pode concordar com o sujeito, por exemplo: Nós somos estudiosos, Ela é estudiosa. Porém há algumas exceções, em alguns casos o verbo irá concordar com o predicativo do sujeito, por exemplo: A maioria são estudiosos. Apr 17, 2019 at 4:53
  • 1
    Não concordo que o sujeito seja "quem faz". A minha leitura é que o sujeito é "eu"; o sujeito seria "quem faz" na frase «quem faz greve ganha o meu respeito», mas não em «quem faz [greve] sou eu».
    – ANeves
    Apr 17, 2019 at 12:04
  • 1
    Vê esta pergunta: "o pomar é cinco árvores" ou "o pomar são cinco árvores". Talvez responda à tua pergunta.
    – Jacinto
    Apr 18, 2019 at 18:42

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Browse other questions tagged or ask your own question.