6

Tenho uma dúvida sobre a construção de uma frase.

Qual destas duas opções é melhor? Ou, ainda, existe uma terceira opção mais correta?

• Se, por um lado, essa pessoa ou empresa fica encarregada pelos tributos e pelo registro, por outro ela garante sua confidencialidade.

• Se, por um lado, essa pessoa ou empresa fica encarregada pelos tributos e pelo registro, por outro, ela garante sua confidencialidade.

6
  • 1
    Para confirmar: a sua única dúvida é sobre a colocação da vírgula após "por outro", confere? Eu não teria dúvida em usar com vírgula.
    – stafusa
    Apr 11, 2019 at 23:01
  • Que curioso, @stafusa, eu não teria dúvida em usar sem vírgula... :)
    – ANeves
    Apr 12, 2019 at 16:33
  • @ANeves :-) Pois é, num primeiro momento não tenho justificativa embasada para minha opinião - por isso também só coloquei num comentário e não numa resposta. Eu chuto que é mesmo mais uma questão de estilo e bom senso, mas fico no aguardo de resposta.
    – stafusa
    Apr 12, 2019 at 19:44
  • Eu usaria apenas duas vírgulas: após "um lado" e após "registro".
    – Centaurus
    Apr 12, 2019 at 21:56
  • 1
    @Centaurus, possivelmente eu poria uma única após "registro". Eu compreendo uma só vírgula após "por um lado", e muitas vezes tenho ganas de escrever assim (reflete a entoação da frase), mas na pontuação moderna isso seria uma opção duvidosa: a frase básica é "se essa pessoa fica...", e quando intercalas qualquer coisa (como "por um lado") a norma atual é pôr duas vírgulas ou nenhuma.
    – Jacinto
    Apr 19, 2019 at 7:13

2 Answers 2

1

Com vírgula. Repare que as duas frases podem ser escritas de forma independente:

Por um lado, essa pessoa ou empresa fica encarregada pelos tributos e pelo registo. Por outro, ela garante sua confidencialidade.

mais uma vez, preservando a vírgula.

As expressões "por um lado" e "por outro" são conectores de discurso que "conectam" duas orações distintas:

1. Essa pessoa ou empresa fica encarregue pelos tributos e pelo registo.
  2. Ela garante sua confidencialidade

Por isso, é mais correto escrevê-los entre vírgulas -ou, melhor ainda, separados por um ;.

-1

Eu escreveria a frase assim:

Se por um lado essa pessoa ou empresa fica encarregada pelos tributos e pelo registro, por outro garante a sua confidencialidade.

Eu, particularmente, não gosto das palavras ele, ela, você e etc. Acho que essas palavras enfeiam as frases e só devem ser usadas apenas quando necessárias.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.