Qual o jeito certo de dizer "Fui eu quem fiz", "Foi eu que fiz", "Foi eu quem fez", "Fui eu que fiz"?
3 Answers
Tanto Fui eu que fiz. e Fui eu quem fez. estão corretas, embora, em Portugal, pelo menos, seja mais comum ouvir a primeira.
As outras duas estão erradas, já que o verbo está na 3ª pessoa e fica implícito pelo resto da frase que o sujeito é o orador, logo o verbo deveria estar na 1ª pessoa, para que concordem em género.
-
1Quem foi que comprou aquele sumo? Quem comprou aquele sumo fui eu. Quem foi que fez aquele sumo? Quem fez aquele sumo fui eu.– Jorge B. ♦Commented Jul 15, 2015 at 9:42
-
2
-
1
-
1
-
4O site que @Jorge indicou diz que "Fui eu quem recitou" e "fui eu quem recitei" estão ambos corretos! Portanto "Fui eu quem fiz" também está (mas soa-me estranho). Logo, someonewithpc, não estavas errado.– JacintoCommented Aug 28, 2015 at 15:03
Todas as opções começadas com foi eu estão erradas: o primeiro verbo tem que concordar com o sujeito, portanto, fui eu... Tendo o começo correto, todas as fontes que consultei dizem a mesma coisa: há três possibilidades correctas:
Fui eu que fiz.
Fui eu quem fez.
Fui eu quem fiz.
A única que não é válida é fui eu que fez. O Professor Paulo Fernandes trata especificamente estes exemplos. Este artigo no Ciberdúvidas discute também a concordância com que e quem. O pronome relativo que concorda em género e número com o antecedente, ou seja, com o nome a que o que se refere:
Foram eles que fizeram.
Fomos nós que fizemos.
Foste tu que fizeste.
Com o pronome relativo quem, parece que os alguns gramáticos (vejam artigo do Ciberdúvidas) preferem a concordância sempre com a terceira pessoa do singular, mas a concordância com o antecedente do quem é também aceite:
Foram eles quem fez ou foram eles quem fizeram.
Fomos nós quem fez ou fomos nós quem fizemos.
Foste tu quem fez ou foste tu quem fizeste.
Acho que as combinações possíveis são quem fez
ou que fiz
, a não ser que se esteja usando uma figura de linguagem.
O que
recupera o sujeito. Compare com
Fomos nós que fizemos.
(e não fomos nos que fez
) e também
Fomos nós quem fez.
Se a segunda frase soa estranha, tente desfazer a inversão: quem fez fomos nós
.
-
-
-
-
4Mesmo assim, nesse caso (3a pessoa), tanto faz: "Maluf foi quem fez" / "quem fez foi Maluf" estão ambas corretas; mas na 1a pessoa seria "quem fez fui eu" / "fui eu quem fez". Acho que "fez" e "fiz" são até intercambiáveis nesses exemplos, mas não "foi" e "fui". Commented Jul 14, 2015 at 21:19
-