0

Faço-vos dois requerimentos:

1. Ademais

Como categorizar sintaticamente, por exemplo, a palavra ademais? Advérbio ou Conjunção aditiva? A Porto Editora marca-a apenas como advérbio, mas não pode ser uma conjunção aditiva?

Eu vou para casa, ademais a minha casa é bela

Mas esta lista de conjunções aditivas não a contempla.

2. Lista de conjunções aditivas

Alguém me pode facultar uma lista, o mais exaustiva quanto possível, de conjunções aditivas? Lembro-me destas:

• e
  • demais
  • também
  • ademais
  • além disso
  • aliás
  • outrossim

Muito agradecido

1

Função sintática

Sintaticamente, o termo ademais é classificado como Adjunto Adverbial de Adição ou Inclusão.

Para o termo supracitado ser classificado como adjunto, é necessário que esse seja uma locução prepositiva¹: além de, a mais de, ademais de.

O objetivo desse adjunto adverbial é expressar uma adição de ideias etc. Introduzidos pela locução prepositiva.

Sobre desemprego, havia doença.
Além das notas ruins, faltava muito às aulas.
Ademais dos parentes (além dos parentes), vinham os convidados.
Todos ficaram, mesmo Ana.
Os visitantes já se foram, Daniel inclusive.

Talvez a confusão entre advérbio e conjunção seja pelo fato de ambos transmitirem uma ideia de adição/inclusão. Porém, encontrei nenhuma afirmativa que considere o termo ademais como uma conjunção aditiva.

O advérbio ademais é um conectivo equivalente a conjunções e, nem etc. E, como este, introduz orações coordenadas aditiva. O fato de ocorrer neste tipo de orações coordenadas não determina a pertença a uma subclasse diferente.

Conjunções aditivas

Como foi Como conjunções aditivas, temos²:

• e
  • mas
  • nem (= e não)
  • não só… mas (também)
  • não só… como (também)
  • bem como
  • não só… mas ainda
  • tanto… quanto
  • tanto… como

Referências

PESTANA, Fernando. A Gramática para Concursos: TEORIA PROFUNDAMENTE COMPLETA E MAIS DE 1.300 QUESTÕES ATUAIS E COMENTADAS. [S. l.]: Editora Método Ltda., 2013.
BECHARA, Evanildo. Os principais tipos de adjuntos adverbiais. In: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. [S. l.]: Nova Fronteira, 2012.
ROCHA, Carlos. Consequentemente, advérbio conectivo. [S. l.], 27 abr. 2015. Disponível em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/consequentemente-adverbio-conectivo/33457. Acesso em: 1 abr. 2019.

¹ A locução prepositiva é o conjunto de palavras, com valor de preposição, terminado em preposição essencial.
² Há apenas algumas das várias conjunções.

3

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.