6

Ao ler grandes obras, é muito comum encontrar o sujeito separado de uma preposição.

Exemplos:

"Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo." — João 3:7

"Sucedeu que, ao tempo de ela dar à luz, havia gêmeos em seu ventre;" — Gênesis 38:27

Como podem observar, os sujeitos estão separados da preposição. Ao invés de usar ao tempo dela dar à luz, utiliza-se ao tempo de ela ....

Há uma regra que pede a separação entre preposição e sujeito? As frases abaixo estão de acordo com a norma culta?

Apesar dela estar com raiva, fomos à festa.

Apesar de ela estar com raiva, fomos à festa.

4
  • Na língua escrita, eu diria "apesar de ela estar com raiva, fomos à festa" Eu não usaria "dela/dele" nesses casos, e nem penso que esteja correto. Espero que alguém aqui me tire essa dúvida. Já na língua falada, é muito comum a junção das duas palavras.
    – Centaurus
    Commented Mar 14, 2019 at 18:50
  • Mas... o sujeito da frase não seria "nós" (que fomos a festa) ?
    – Centaurus
    Commented Mar 14, 2019 at 18:52
  • @Centaurus grato pela dica do verbo. Já corrigir. Ao meu ver, há dois sujeitos: ela e nós (oculto). Commented Mar 14, 2019 at 20:05
  • Pelo que li, boa parte dos gramáticos abominam a contração do sujeito + preposição, mas gramáticos como Evanildo Bechara, não desaprovam esta prática. Commented Mar 14, 2019 at 20:09

2 Answers 2

4

Há uma regra na gramática normativa que pede a não contração do sujeito dos verbos no infinitivo com preposições, entretanto esta regra não é rígida. Gramáticos como Evanildo Bechara, Rocha Lima e Adriano da Gama Kury não desaprovam a contração do sujeito de verbo no infinitivo + preposições.

O professor Rocha Lima afirma, na Gramática normativa da língua portuguesa (2011, p. 366), que o reger de preposição o sujeito (oração subordinada substantiva subjetiva) vem dos tempos mais antigos do idioma, embora contrarie a gramática ortodoxa.

A base para esta afirmação é um trecho da obra O livro de Esopo: fabulario português medieval, descoberto e publicado em 1906:

“A mym praz mais de comer trijguo... que gallinhas.”

De acordo com a Moderna Gramática Portuguesa (2012, p. 459), "a possibilidade de se pôr o sujeito de infinitivo antes ou depois desta forma verbal nos permite dizer":

Está na hora de beber a onça água (posição rara)
Está na hora de a onça beber água (posição frequente)
Está na hora da onça beber água (posição mais frequente)

No último exemplo, temos os vocábulos de (preposição) e o a (artigo) que, na língua falada, são comumente contraídos, seja por hábito ou eufonia, formando a expressão da. Por isso, segundo o gramático, essa construção "não tem repugnado os ouvidos dos que melhor conhecem e escrevem a língua portuguesa" e, portanto, haveria nenhum problema com a contração.

Para o professor Cláudio Moreno, na escrita temos a liberdade de escrever com, ou sem, a contração, porém — na fala — a contração é obrigatória. Segundo o professor, "Infelizmente, a regrinha [da não contração] já está tão arraigada nos manuais de redação da imprensa brasileira que será impossível eliminar o seu emprego"

No Brasil, os atos oficiais e de processo legislativo da Presidência da República Federativa do Brasil utilizam o Manual de Redação da Presidência da República como diretriz na construção da literatura redacional. Este manual segue a regra utilizada pela gramática normativa, ou seja, devem ser evitadas construções com o sujeito preposicionado.

Errado: É tempo do Congresso votar a emenda.
Certo: É tempo de o Congresso votar a emenda.

Errado: Apesar da Assessoria ter informado em tempo, (...).
Certo: Apesar de a Assessoria ter informado em tempo, (...)

NETO (2003) explica construções como “de o” e “de ele” da seguinte forma:

Pense na seguinte frase: “No caso de se alterar o cenário...” Qual é o sujeito do infinitivo “alterar”? Só pode ser o que se altera, ou seja, “o cenário”. Você percebeu que esse sujeito apareceu depois do verbo. Percebeu também que estão presentes as palavras “de” e “o”, separadas: “No caso de se alterar o cenário...”. Na frase em questão, o sujeito é posposto, isto é, vem depois do verbo. E se fosse anteposto? Seria possível pura e simplesmente alterar a ordem das palavras: “No caso de o cenário se alterar”. A forma “de o” se explica pelo fato de a preposição não fazer parte do sujeito. (NETO, 2003, p.70)

Numa análise¹ feita no artigo Sujeito Preposicionado em Orações Reduzidas de Infinitivo: Descrição e Prescrição, registrou-se um total de 199 ocorrências de Sujeito preposicionado em orações reduzidas de infinitivo em teses e dissertações nas áreas de Exatas e Humanas, assim distribuídas:

┌────────┬────────────┬─────────────┐
│ Norma  │ Ocorrência │ Porcentagem │
├────────┼────────────┼─────────────┤
│ Padrão │ 138        │ 69,3%       │
│ Culta  │ 61         │ 30,7%       │
│ Total  │ 199        │ 100%        │
└────────┴────────────┴─────────────┘

Por conseguinte, para a grande maioria dos gramáticos, professores e graduados — sob monitoramento, ambas frases estão corretas; No entanto, se tu fores prestar concurso público ou redigir um ato do poder público, não deverás utilizar a contração entre preposição e sujeito de verbo no infinitivo.

Referências

REPÚBLICA, Presidência da. Manual de Redação da Presidência da República. [S. l.], 27
dez. 2018. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-deredacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. [S. l.]: Lucerna, 2003. 671 p.
ISBN 9788521023180.
LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. 49. ed. rev. [S. l.]: José Olympio,
2011. 659 p. ISBN 9788503010221.
O RATO da cidade e o da aldeia. In: O LIVRO de Esopo. Revista Lusitana: [s. n.], 1906. Disponível em: https://pt.wikisource.org/wiki/O_Livro_de_Esopo/O_rato_da_cidade_e_o_da_aldeia. Acesso em: 14 mar. 2019.
NETO, Pasquale Cipro. Está na hora de a (da) onça beber água. [S. l.], 24 nov. 2011.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2411200503.htm. Acesso em: 14
mar. 2019.
NOGUEIRA, Sérgio. DELE ou DE ELE?. In: NOGUEIRA, Sérgio. Temas polêmicos. [S. l.], 20
out. 2010. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/temaspolemicos-6.html. Acesso em: 14 mar. 2019.
ANJOS, Marcelo Alessandro Limeira dos; REIS, M. E. C. ; OLIVEIRA, M. S. . Sujeito preposicionado em orações reduzidas de infinitivo: descrição e prescrição. Web-Revista SOCIODIALETO, v. 4, p. 525, 2014.
NETO, Pasquale Cipro. Nossa língua em letra e música. São Paulo: Publifolha, 2003

¹ Análise feita pelo professor Dr. Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos; pelas Mestra em Letras Meryane Sousa Oliveira e Graduada Maria Eduarda Carvalho dos Reis

1
  • "“A mym praz mais de comer trijguo... que gallinhas.” - Certo, porém é preciso notar que o sujeito dessa frase é oracional, "comer trigo". Commented Mar 19, 2019 at 12:12
1

Veja que o que está preposicionado no exemplo que você dá,

Apesar de ela estar com raiva, fomos à festa.

não é o sujeito, é a oração inteira.

É por isso que a norma culta recomenda a separação. Se dissermos "apesar dela estar com raiva, fomos à festa", a fronteira entre as duas orações passaria por dentro de uma palavra ("dela").

Assim, ao usar o registro padrão, recomenda-se fortemente o uso da preposição separada do pronome.

Nos registros coloquial e popular? Não tenho tanta certeza. Como você fala?

Apesar /dɛlɐjstaʁ/ com raiva

ou

Apesar /dʒjɛlɐjstaʁ/ com raiva?

Eu tenderia a pronunciar da segunda forma, acho. Mas com certeza ouço pessoas usando a primeira. E creio que às vezes faço o mesmo.

2
  • 1
    Segundo uma aula do Professor Adriano Paciello, "ela" é sujeito do verbo "estar", por isso — segundo ele — não deve haver a contração. Mas, segundo uma pesquisa que fiz, a regra é opcional para muitos gramáticos. Acho que a conclusão é: Textos de atos do poder público e jornalístico = sem a contração; demais textos = opcional. Commented Mar 21, 2019 at 0:15
  • Não sei se a fala -- /dɛlɐjstaʁ/ versus /dʒjɛlɐjstaʁ/ -- é um bom critério: nós escrevemos anel de ouro, mas dizemos, pelo menos eu digo, /doru/; e fico à espera mas digo /fikaʃpɛrɐ/.
    – Jacinto
    Commented Oct 2, 2019 at 16:59

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.