2

Há tempos estava a ler um jornal de desporto e tinha algo escrito mais ou menos como: ele faz isso com a regularidade de um relógio suíço.

2
  • A expressão existe em inglês também - se foi importada, valeria a pena perguntar sobre a origem no English Language SE.
    – stafusa
    Feb 26, 2019 at 23:54
  • Pode até ser um caso de convergência na linguagem... afinal, funcionar como um relógio é uma clara referência.
    – Thai
    Mar 4, 2019 at 0:14

1 Answer 1

4

Aqui no Brasil usamos muito a expressão "como um relógio" ou "como um reloginho".

A expressão indica que algo funciona com exatidão. É muito comum as pessoas falarem "Meu intestino funciona como um reloginho". O que significa que elas vão ao banheiro regularmente e sempre nos mesmos horários, ou logo após uma refeição. Há outros usos para essa expressão, mas certamente a mais comum é essa.

Quando adicionamos "um relógio suíço", é para enfatizar o quão preciso é algo, pois pelo menos aqui, os relógios suíços são reconhecidos como peças de altíssima qualidade.

Como exemplo, esse texto sobre gestão empresarial faz referência à expressão "como um relógio suíço", veja: "a referência a um antigo relógio mecânico é devido à precisão que cada componente foi projetado, fabricado e montado para funcionar com exatidão absoluta. É deste modo perfeito de projetar, fabricar e fazer funcionar as minúsculas engrenagens de forma tão sincronizada que se originou a expressão “como um relógio suíço”."

6
  • O @Thai, boa a tua resposta. Poderias procurar alguma referência para suportar a tua resposta?
    – Peixoto
    Feb 27, 2019 at 11:19
  • Minha resposta partiu de conhecimento geral... Procurei agora uma bibliografia, mas encontrei apenas referências à expressão e explicações tão informais quanto a minha.
    – Thai
    Feb 27, 2019 at 22:05
  • Como exemplo, esse texto sobre gestão empresarial faz referência à expressão "como um relógio suíço", veja: " referência a um antigo relógio mecânico é devido a precisão que cada componente foi projetado, fabricado e montado para funcionar com exatidão absoluta. É deste modo perfeito de projetar, fabricar e fazer funcionar as minúsculas engrenagens de forma tão sincronizada que se originou a expressão “como um relógio suíço”." otk.com.br/blog/…
    – Thai
    Feb 27, 2019 at 22:08
  • ótimo, pode alterar tua respota e adicionar o trecho do texto com a referência?
    – Peixoto
    Feb 28, 2019 at 9:28
  • 1
    "Como é o funcionamento do seu intestino?" é uma pergunta que faço diariamente em meu consultório. E "funciona como um relógio" é uma resposta comum. Já no diminutivo, "como um reloginho", eu nunca ouvi. Talvez um pediatra ouça a resposta no diminutivo.
    – Centaurus
    Mar 3, 2019 at 1:50

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.