Há tempos estava a ler um jornal de desporto e tinha algo escrito mais ou menos como: ele faz isso com a regularidade de um relógio suíço.
-
A expressão existe em inglês também - se foi importada, valeria a pena perguntar sobre a origem no English Language SE.– stafusa ♦Feb 26, 2019 at 23:54
-
Pode até ser um caso de convergência na linguagem... afinal, funcionar como um relógio é uma clara referência.– ThaiMar 4, 2019 at 0:14
1 Answer
Aqui no Brasil usamos muito a expressão "como um relógio" ou "como um reloginho".
A expressão indica que algo funciona com exatidão. É muito comum as pessoas falarem "Meu intestino funciona como um reloginho". O que significa que elas vão ao banheiro regularmente e sempre nos mesmos horários, ou logo após uma refeição. Há outros usos para essa expressão, mas certamente a mais comum é essa.
Quando adicionamos "um relógio suíço", é para enfatizar o quão preciso é algo, pois pelo menos aqui, os relógios suíços são reconhecidos como peças de altíssima qualidade.
Como exemplo, esse texto sobre gestão empresarial faz referência à expressão "como um relógio suíço", veja: "a referência a um antigo relógio mecânico é devido à precisão que cada componente foi projetado, fabricado e montado para funcionar com exatidão absoluta. É deste modo perfeito de projetar, fabricar e fazer funcionar as minúsculas engrenagens de forma tão sincronizada que se originou a expressão “como um relógio suíço”."
-
O @Thai, boa a tua resposta. Poderias procurar alguma referência para suportar a tua resposta?– PeixotoFeb 27, 2019 at 11:19
-
Minha resposta partiu de conhecimento geral... Procurei agora uma bibliografia, mas encontrei apenas referências à expressão e explicações tão informais quanto a minha.– ThaiFeb 27, 2019 at 22:05
-
Como exemplo, esse texto sobre gestão empresarial faz referência à expressão "como um relógio suíço", veja: " referência a um antigo relógio mecânico é devido a precisão que cada componente foi projetado, fabricado e montado para funcionar com exatidão absoluta. É deste modo perfeito de projetar, fabricar e fazer funcionar as minúsculas engrenagens de forma tão sincronizada que se originou a expressão “como um relógio suíço”." otk.com.br/blog/…– ThaiFeb 27, 2019 at 22:08
-
ótimo, pode alterar tua respota e adicionar o trecho do texto com a referência?– PeixotoFeb 28, 2019 at 9:28
-
1"Como é o funcionamento do seu intestino?" é uma pergunta que faço diariamente em meu consultório. E "funciona como um relógio" é uma resposta comum. Já no diminutivo, "como um reloginho", eu nunca ouvi. Talvez um pediatra ouça a resposta no diminutivo. Mar 3, 2019 at 1:50