3

O caso geral "senão" vs. "se não" já foi abordado aqui: Quando se deve usar "senão" e "se não"?, e, dentre outras fontes, o FLiP tem um bom texto sobre o assunto. Mas me parece que ainda há espaço para discussão sobre o caso específico:

O movimento tem seu início já em 1987, senão antes.

versus

O movimento tem seu início já em 1987, se não antes.

Eu diria que com "senão" é certamente correto, afinal ele é substituível por "quando não", e ele também me parece preferível ao "se não"; por outro lado, este último também parece estar correto, desde que se tenha algo implícito, por exemplo:

se não [tiver sido] antes

ou

se não [tiver se iniciado em 1987, então foi] antes

Buscas no Google não ajudam muito: "senão antes" é menos frequente na busca geral, mas aparece em um maior número de livros (links: "senão antes", "se não antes"), embora seja necessário cuidado na contagem, pois em vários casos as expressões pertencem a construções diferentes da de que tratamos aqui.

Enfim, pergunto: essa é uma questão subjetiva, quase de gosto pessoal, ou há argumentos formais a favor de uma das duas opções?

• 1
    Percebi agora essa tua do "quando não". Parece-me que isso se resolve observando que há dois "quando nãos": quando não = senão = caso contrário = ou introduzindo uma consequência ("tá caladinho, senão levas no focinho"); quando não = se não = ou mesmo introduzindo uma alternativa ("ele é muito caladinho, se não mesmo mudo"). – Jacinto Feb 8 at 8:03
  • @Jacinto Aceitei a resposta do Artefakto, mas esse ponto de fato ainda estava me incomodando. Obrigado! – stafusa Feb 8 at 8:15
  • 1
    Uma dificuldade disto é que a distinção é pouco mais que uma convenção gráfica. O "se não antes" tem um verbo implícito, "se não teve antes/quando não teve antes". Mas como diz o artigo no PLiP,o senão introduzindo consequência pode muitas vezes (se não sempre) ser substituído por se não + um verbo: "tá caladinho, se não tás, levas no focinho" = "... senão levas no focinho". – Jacinto Feb 8 at 8:27
3

A correta é a com se não:

O movimento tem seu início já em 1987, se não antes.

O assunto está talvez mais bem explicado aqui no Ciberdúvidas do que no FLiP:

Senão
1.2. Como elemento de ligação, pode ter os seguintes significados:
a. de outro modo, de contrário, de outra forma, quando não (na sequência de uma ordem, pedido, conselho, ameaça ou expressão de intenção¹): “Fala mais alto, senão não te oiço.”

Se não
2.1. Quando o “se” é uma conjunção condicional que introduz uma oração na negativa, o verbo pode vir expresso ou estar subentendido:
2.1.2. Com o verbo subentendido: “Estavam lá dezenas de jovens, se não centenas.” Subentende-se aqui a mesma forma verbal da primeira oração (“estavam”).

Uma regra simples para se verificar esta situação (2.1.2.): neste caso é possível introduzir a expressão “é que” entre o “se” e o “não”: “Estavam lá dezenas de jovens, se é que não estavam centenas!”

Aplicando o teste:

O movimento tem seu início já em 1987, se é que não [o teve] antes.

Tem-se o mesmo resultado com o teste da outra pergunta, inserindo porventura. Mas nem é preciso ir por aí. Há frases ambíguas, mas esta não é o caso porque senão tem de introduzir a consequência de negar a frase anterior. Um exemplo com senão poderia ser:

O movimento decide ter seu início já em 1987, senão poderia tornar-se tarde demais.

¹ Encontram-se muitos exemplos em que não se vislumbra «ordem, pedido, conselho, ameaça ou expressão de intenção».

• "ordem, pedido, conselho, ameaça, expressão de intenção" não deve ser exaustivo? "O movimento tem seu início já em 1987, senão não teríamos estes folhetos impressos já em janeiro de 1988"? – Jacinto Feb 8 at 8:08
  • @Jacinto sim, parece-me que essa restrição não tem sentido de ser. Procurando no CETEMPúblico, há muitos exemplos de troca de se não por senão, mas nos que encaixam na regra não se encontram frequentemente esses elementos: Enquanto isso não acontecer, adiantou ao PÚBLICO o vereador Mota Alves, os trabalhos não podem iniciar-se, senão são considerados ilegais, é um fenómeno de invasão internacional, senão teríamos feito uma exposição nacional e não internacional. Vou pôr uma nota. – Artefacto Feb 12 at 0:04

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.