2

A frase é:

A criação e a aplicação do GPS, bem como a sua integração com os smartphones, nos possibilitou considerável avanço no quesito localização, fazendo o uso deste indispensável no dia-a-dia.

Estou estudando o uso de vírgulas e tenho algumas dúvidas nesta frase, são elas:

• As duas primeiras vírgulas estão lá pois estou listando algo relacionado ao GPS. Está correto desta forma ?
  • A terceira vírgula coloquei pensando ser uma oração independente, mas não consigo ver o sentido desta oração sem o contexto previamente listado. Então a terceira vírgula seria plausível onde ela se encontra ?
1
  • 1
    Eu estou convencido que as tuas vírgulas estão corretas, mas tu hás de querer a razão alicerçada nos critérios formais da nossa gramática, e eu, quando o meu conhecimento desses critérios é insuficiente, sigo um critério diferente: digo a frase mentalmente, e vejo onde é que há pausas que precisem de ser assinaladas por vírgula; a maior parte das vezes isto concorda com os critérios formais. E concordo contigo que a última oração não é independente. Mas alguém te saberá explicar isto devidamente. Substituí foi duas vírgulas das tuas perguntas por pontos finais.
    – Jacinto
    Commented Feb 6, 2019 at 17:51

1 Answer 1

1

As vírgulas estão bem colocadas, porém há duas ocorrências que podem ser melhoradas.

A primeira é referente à concordância verbal.

A criação e a aplicação do GPS, bem como a sua integração com os smartphones, nos possibilitaram considerável avanço no quesito localização (...)

E por fim, substituiria o gerúndio por outra forma.

(...), o que faz o uso deste indispensável no dia-a-dia.

16
  • Oi Paulo. Não penso que seja correto afirmar que há gerundismo na frase original. O que faz você acreditar que foi excessivo?
    – stafusa
    Commented Feb 6, 2019 at 20:12
  • @stafusa Apesar de aceitável, considero gerundismo porque a sentença não demonstra uma ação continua no tempo presente, mas sim uma ação atemporal. Por não depender do tempo, a forma infinitiva do verbo é a melhor indicada. Commented Feb 6, 2019 at 23:55
  • Mas "faz" é presente, não é atemporal - para manter o sentido original da frase talvez o passado pudesse ser usado: ", o que fez...". Talvez seja justamente o gerúndio que, na verdade, pode ser chamado de "atemporal" nessa frase, não?
    – stafusa
    Commented Feb 7, 2019 at 0:12
  • 1
    Paulo e @stafusa, o gerúndio não tem de indicar ação durativa: "disse piscando o olho, enquanto elas entravam no carro: —Aquelas duas viram passarinho verde" (Machado de Assis); "E concluía piscando o olho ao commendador e fazendo um gesto intelligente para Felicia" (Camilo Castelo Branco); "O homem trabalhador — dizia ele, piscando o olho — soma; o preguiçoso diminui" (Erico Veríssimo). Também não é nada óbvio para mim que tenha de ser possibilitaram em vez de possibilitou. E as vírgulas estão vem colocadas porque...
    – Jacinto
    Commented Feb 7, 2019 at 7:16
  • 2
    Eu não substituiria fazendo por que fez/faz: não fica claro qual é o antecedente do que. Prefiro a sugestão do @stafusa: o que fez/faz. Mas mesmo isto não é equivalente ao original. Equivalente ao origina é "A criação e a aplicação do GPS, bem como a sua integração com os smartphones, nos possibilitou considerável avanço no quesito localização, e fez/faz o uso deste indispensável no dia-a-dia."
    – Jacinto
    Commented Feb 7, 2019 at 17:31

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.