2

A frase é:

A criação e a aplicação do GPS, bem como a sua integração com os smartphones, nos possibilitou considerável avanço no quesito localização, fazendo o uso deste indispensável no dia-a-dia.

Estou estudando o uso de vírgulas e tenho algumas dúvidas nesta frase, são elas:

• As duas primeiras vírgulas estão lá pois estou listando algo relacionado ao GPS. Está correto desta forma ?
  • A terceira vírgula coloquei pensando ser uma oração independente, mas não consigo ver o sentido desta oração sem o contexto previamente listado. Então a terceira vírgula seria plausível onde ela se encontra ?
1
  • 1
    Eu estou convencido que as tuas vírgulas estão corretas, mas tu hás de querer a razão alicerçada nos critérios formais da nossa gramática, e eu, quando o meu conhecimento desses critérios é insuficiente, sigo um critério diferente: digo a frase mentalmente, e vejo onde é que há pausas que precisem de ser assinaladas por vírgula; a maior parte das vezes isto concorda com os critérios formais. E concordo contigo que a última oração não é independente. Mas alguém te saberá explicar isto devidamente. Substituí foi duas vírgulas das tuas perguntas por pontos finais.
    – Jacinto
    Commented Feb 6, 2019 at 17:51

1 Answer 1

1

As vírgulas estão bem colocadas, porém há duas ocorrências que podem ser melhoradas.

A primeira é referente à concordância verbal.

A criação e a aplicação do GPS, bem como a sua integração com os smartphones, nos possibilitaram considerável avanço no quesito localização (...)

E por fim, substituiria o gerúndio por outra forma.

(...), o que faz o uso deste indispensável no dia-a-dia.

16
  • Oi Paulo. Não penso que seja correto afirmar que há gerundismo na frase original. O que faz você acreditar que foi excessivo?
    – stafusa
    Commented Feb 6, 2019 at 20:12