2

Como dizer "o movimento tem seu início já em pelo menos 1987"? O que quero dizer é que o movimento pode ter começado antes, mas certamente em 1987 ele já havia iniciado, pois tenho evidências claras disso. "Já em pelo menos"? Sugestões?

2 Answers 2

2

Já em pelo menos não me soa nada bem. Eu não separaria a preposição em do ano, e diria antes:

O movimento teve seu início pelo menos já em 1987.

Encontras esta construção―pelo menos já em [+ data]―em quatro livros no Google Books. Já em pelo menos não se encontra em nenhum; já pelo menos em, que me parece marginalmente melhor que já em pelo menos, encontra-se em um livro.

Observo a mesma coisa substituindo o pelo menos por outras locuções adverbiais: numa olhada rápida aos vinte primeiros resultados do Google Books, encontro vários aproximadamente em [+ data], mas nenhum em aproximadamente [+ data]; vários o mais tardar em, mas nenhum em o mais tardar. Parece que o ano gosta de ficar junto ao em.

3

A frase original talvez fique melhor com vírgulas:

O movimento tem seu início já em, pelo menos, 1987.

Outra variante é alterar a ordem dos termos:

O movimento tem seu início já em 1987, pelo menos.

Algumas outras possibilidades (mantendo o presente histórico e sem listar diferentes ordenações):

• O movimento tem seu início já em 1987, se não antes.

• O movimento tem seu início, o mais tardar, em 1987.

• O movimento já existe em 1987.

• O movimento existe desde, no mínimo, 1987.

4
  • O movimento tem seu início já em 1987, senão antes. "Senão antes" ou "se não antes"? :-)
    – user4587
    Feb 7, 2019 at 13:15
  • @user4587 Boa pergunta. Mas creio que "senão" é melhor (que é, no mínimo, correto também, se veria pelo fato de ser substituível por "quando não"), já que, eu diria, o "se não" exige que se tenha muita coisa implícita: "se não [tiver se iniciado em 1987, então foi] antes". O FLiP tem um bom texto sobre o assunto "senão / se não" e aqui temos a questão Quando se deve usar “senão” e “se não”?.
    – stafusa
    Feb 7, 2019 at 13:23
  • Eu tou com o @user4587 (admitindo que a pergunta é retórica): é se não antes = se não tiver sido antes, onde o se é conjunção condicional.
    – Jacinto
    Feb 7, 2019 at 17:11
  • @Jacinto Agora fiquei na dúvida, então fiz a pergunta “senão antes” ou “se não antes”?. :-)
    – stafusa
    Feb 7, 2019 at 20:19

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.