Como dizer "o movimento tem seu início já em pelo menos 1987"? O que quero dizer é que o movimento pode ter começado antes, mas certamente em 1987 ele já havia iniciado, pois tenho evidências claras disso. "Já em pelo menos"? Sugestões?
2 Answers
Já em pelo menos não me soa nada bem. Eu não separaria a preposição em do ano, e diria antes:
O movimento teve seu início pelo menos já em 1987.
Encontras esta construção―pelo menos já em [+ data]―em quatro livros no Google Books. Já em pelo menos não se encontra em nenhum; já pelo menos em, que me parece marginalmente melhor que já em pelo menos, encontra-se em um livro.
Observo a mesma coisa substituindo o pelo menos por outras locuções adverbiais: numa olhada rápida aos vinte primeiros resultados do Google Books, encontro vários aproximadamente em [+ data], mas nenhum em aproximadamente [+ data]; vários o mais tardar em, mas nenhum em o mais tardar. Parece que o ano gosta de ficar junto ao em.
A frase original talvez fique melhor com vírgulas:
O movimento tem seu início já em, pelo menos, 1987.
Outra variante é alterar a ordem dos termos:
O movimento tem seu início já em 1987, pelo menos.
Algumas outras possibilidades (mantendo o presente histórico e sem listar diferentes ordenações):
O movimento tem seu início já em 1987, se não antes.
O movimento tem seu início, o mais tardar, em 1987.
O movimento já existe em 1987.
O movimento existe desde, no mínimo, 1987.
-
O movimento tem seu início já em 1987, senão antes. "Senão antes" ou "se não antes"? :-)– user4587Feb 7, 2019 at 13:15
-
@user4587 Boa pergunta. Mas creio que "senão" é melhor (que é, no mínimo, correto também, se veria pelo fato de ser substituível por "quando não"), já que, eu diria, o "se não" exige que se tenha muita coisa implícita: "se não [tiver se iniciado em 1987, então foi] antes". O FLiP tem um bom texto sobre o assunto "senão / se não" e aqui temos a questão Quando se deve usar “senão” e “se não”?.– stafusa ♦Feb 7, 2019 at 13:23
-
Eu tou com o @user4587 (admitindo que a pergunta é retórica): é se não antes = se não tiver sido antes, onde o se é conjunção condicional.– JacintoFeb 7, 2019 at 17:11
-
@Jacinto Agora fiquei na dúvida, então fiz a pergunta “senão antes” ou “se não antes”?. :-)– stafusa ♦Feb 7, 2019 at 20:19