12

Quando usar "pra" e quando usar "para"?

Ex: "Pra você" ou "Para você"?

As duas formas são corretas?

3
  • 1
    Pensei que já tivessem feito está pergunta, por isso nem pergunta. +1 acredito ser uma boa duvida :) Jul 21, 2015 at 16:29
  • Procurei e não achei nada.
    – MeuChapeu
    Jul 21, 2015 at 16:29
  • 2
    Eu sei, não foi o que eu quis dizer. É que é uma daquelas perguntas que todos pensamos, mas quando fui ver ninguém ainda tinha perguntado, por isso o +1 porque achoque é uma pergunta muito útil e lhe dou os parabéns por lembrar dela. Espero que tenha ficado claro :) Jul 21, 2015 at 16:32

2 Answers 2

9

Português de Portugal

Apenas a palavra para é formalmente correta. No português de Portugal, pra (eventualmente escrita pr'a ou p'ra) apenas é utilizada como uma abreviação informal, tendencialmente falada, da palavra para. A contração de para com o artigo definido a não se aplica, ao contrário do que acontece no português do Brasil (como indicado na outra resposta).

7

Português do Brasil

• As duas formas estão corretas?
    Sim. As duas formas estão corretas.

• Quando usar "Pra" e quando usar "Para"?
    O mais recomendável é usar pra apenas em linguagem falada e informalmente.

Segundo o site dicio.com

"Pra" pode ser também a forma contraída da preposição "para" com o artigo definido feminino "a" (para + a = pra). Não deverá ser acentuado com acento agudo, nem com acento grave, nem deverá ser escrito com apóstrofe.

6
  • Sinta-se a vontade para editar a resposta @E_net4
    – Jéf Bueno
    Jul 21, 2015 at 21:24
  • 1
    @E_net4, Por favor, nos diga qual o uso correto em Portugal dessas duas palavras.
    – MeuChapeu
    Jul 22, 2015 at 12:52
  • 1
    Estive um pouco ocupado, lamento. Acrescentei uma resposta.
    – E_net4
    Jul 22, 2015 at 16:41
  • Ao que eu saiba, também não é correto no português do Brasil. "Pra" se usa em linguagem informal, mas isso não significa que seja correto - como também é usado em Portugal na linguagem informal sem ser, de acordo com a menção de @E_net4. Veja revistalingua.com.br/textos/blog-abizzocchi/… Jul 27, 2015 at 0:32
  • Parece que estamos perante um conflito entre dicionários.
    – E_net4
    Jul 27, 2015 at 0:34

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.