3

Acabei de ter essa dúvida e essa pergunta não aborda todas as variações das aspas.

Exemplo:

• ' e ‘ ... ’;
  • "..." e “ ... ”;

Ainda tem estas outras variações que achei no Wikipédia (ignore os is acentuados):

Variações

Repare que não são visualmente iguais...

É só o estilo da fonte ou são diferentes mesmo?

Como denominar cada uma delas e quais as diferenças na utilização?

• eu tenho dúvida se isso é realmente uma pergunta sobre a Lingua Portuguesa, ou algo em geral. Por isso, tbm não tenho a certeza do local correto para essa questão. – Peixoto Jan 31 '19 at 9:49
  • 1
    Como a ortografia sugere, a pergunta tem como objetivo principal a escrita correta dos sinais gráficos citados. Tal como suas denominações. Se trata de escrita, leitura, significados de palavras e afins, não vejo lugar melhor para tal pergunta. Até porque "algo em geral" é bem genérico, o que pode incluir a língua portuguesa. xD – LipESprY Jan 31 '19 at 10:03
  • 1
    Possible duplicate of When to use '', "", «», — or italic? – stafusa Jan 31 '19 at 13:44
  • 2
    Então e as aspas originais, as «» que têm uma tecla reservada no teclado e tudo?!? Racismo dos carateres... :( – ANeves thinks SE is evil Jan 31 '19 at 14:41
2

Acredito que o próprio verbete da Wikipedia deixa claro que se tratam de 5 sinais (incluindo o apóstrofo, mas não as aspas) -- ou 3 sinais, ignorando as duas versões de acentos agudos sobre os "i"s -- apenas em fontes diferentes:

enter image description here

Também como indicado na imagem, os nomes dos sinais são:

• apóstrofo, cujo uso é esclarecido nessa questão
  • ápice, que se usa, e.g., para indicar tonicidade em palavras
  • plica, às vezes sinônimo de acento agudo, pode ser usado como o ápice
| improve this answer | |
  • Discordo. Entendo que o verbete da Wikipédia deixa claro que são sinais diferentes, e mostra-o com uma imagem: primeiro os seis sinais Í’?′i´ em Arial, depois em Calibri, em Tahoma, Times New Roman, e Linux Libertine. Não só fontes diferentes representam o mesmo sinal de formas diferentes, como a mesma fonte representa sinais diferentes de formas diferentes. – ANeves thinks SE is evil Jan 31 '19 at 14:46
  • 1
    @ANeves Que são cinco (você vê seis?) sinais diferentes é bastante óbvio, está explícito na legenda também. Mas me parece incontestável que são 5 sinais diferentes em 5 fontes diferentes. – stafusa Jan 31 '19 at 14:55
  • Pedi para ignorarem os coitadinhos dos is... – LipESprY Jan 31 '19 at 15:16
  • @LipESprY-defolga- Qual exatamente é sua dúvida, então? Se plica, ápice e apóstrofo são sinônimos? Não são e, correspondentemente, geralmente têm representações diferentes (numa dada fonte). – stafusa Jan 31 '19 at 15:32
  • @stafusa quero saber seus nomes e quando devo usar cada um deles. E se a questão das diferenças visuais, como por exemplo as citadas na pergunta, são apenas diferentes fontes ou se é uma variação de verdade. – LipESprY Jan 31 '19 at 15:36

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.