4

Estou aprendendo português há alguns meses e agora me pergunto se português tem a possibilidade de dizer que uma ação é futura e durativa, uma coisa como "está dormindo" ou "estava dormindo" mas no futuro. Vocês sabem se tem?

• Se a frase não tiver detalhes que restrinjam a ação no futuro, como data/hora, um tempo limite em que a ação ocorrerá, o sentido do futuro no geral é indeterminado, não tem fim, é durativo: "Esperarei" (para sempre), "Correrei 5 kilômetros" (a ação termina em 5 km). Contudo ainda há as formações de futuro com o gerúndio e o infinitivo gerundivo, que em geral dão ênfase a ações em andamento, repetitivas,e/ou que iniciarão no futuro, normalmente sob condições. – Luciano Jan 10 at 19:18
4

Sim, tem. Por exemplo:

Quando você chegar, eu estarei esperando por você.

Ou, em português europeu:

Quando você chegar, eu "estarei a esperar por si."

Vale notar também que o uso abusivo desse tempo (ou do gerúndio em geral) recebe o nome de gerundismo. Por exemplo "Em breve estaremos retornando sua ligação." pode ser melhor expresso com o futuro ou mesmo o presente ("Em breve retornaremos/retornamos sua ligação.").

• 1
    Em português europeu: "Quando você chegar, eu estarei a esperar por si." – ANeves Jan 9 at 15:17
  • @ANeves Sim, eu pensei em adicionar um comentário a respeito, mas não quis correr o risco de errar (e teria mesmo: não teria lembrado do "por si"). Confirmando: o sentido é exatamente o mesmo do da expressão em pt-br, ou (como soa aos meus ouvidos) ele transmite um menor sentido de continuidade (ou seja, como se estive mais próximo de "eu vou esperar por si")? – stafusa Jan 9 at 16:29
  • 2
    @stafusa Mesma coisa, simplesmente para este exemplo seria bem mais idiomático Estarei à sua espera quando chegar ou Quando chegar, já eu estarei/estarei eu à sua espera, dependendo do que se quer focar. – Artefacto Jan 9 at 16:39