4

Normalmente o termo popular significa algo muito conhecido, ou uma pessoa carismática, com muitos amigos e tal...

Mas no contexto de informática (programação), esse termo me parece um tanto genérico.

Uma simples busca do termo na comunidade SOpt retorna resultados como estes:


Pergunta: Popular Spinner

Em minha aplicação tenho um método retorna uma lista de clientes. Como eu faço para popular um Spinner apenas com os nomes dos clientes contidos na Lista?


Pergunta: Popular datagrid com threading

Estou contraindo uma aplicação Windows Form. Não estou conseguindo popular meu datagrid com uma threading [...]


Resposta do @Sam:

Então basta retirar o async: false, que o select será populado normalmente


Então, eu poderia, em resumo, dizer que popular é sinônimo de renderizar dados para o usuário? Se não, qual o real significado deste termo?

Saliento que o objetivo da pergunta é saber o significado empregando o termo como verbo!

3
  • 2
    Eu acredito que "preencher" se encaixa melhor, mas não tenho nenhuma referência para dar respaldo e, por isso, não estou respondendo à sua questão. Jan 7, 2019 at 3:53
  • Contraiu uma aplicação Windows Form? Coitadinho... tem uma mortalidade alta. :(
    – ANeves
    Jan 7, 2019 at 15:16
  • Preencher uma variavel, por exemplo.
    – ClMend
    Jun 10, 2023 at 15:09

2 Answers 2

5

No contexto de informática, "popular" é um verbo que significa "preencher com conteúdo", "povoar".

É uma tradução bruta do inglês "populate", que acabou por se implantar no dialeto da informática... é uma coisa que acontece bastante neste meio:

  • "Popular" (povoar);
  • "Flagar" (sinalizar);
  • "Parsar" ou "fazer parse" (processar);
  • "Pingar" (... fazer ping?)...
1
3

Conforme já mencionado pelo @ANeves, o verbo popular é um termo criado dentro do ramo de informática e sua origem é oriunda do verbo populate em inglês. Inclusive, a Infopedia já define polular como verbo, com a devida definição e origem.

popular ²
pupuˈlar
verbo transitivo
INFORMÁTICA importar dados para (uma base de dados); inserir conteúdo em (base de dados) Do inglês (to) populate, «idem»

Referencia - Infopedia

1
  • 3
    O Priberam também tem, com exemplo e tudo.
    – Jacinto
    Jan 8, 2019 at 12:08

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.