15

De forma simples, qual a diferença e como definir o que é ironia e o que é sarcasmo?

Gostaria de ver uma frase num determinado contexto e saber se aquilo é sarcasmo ou ironia.

4
  • 1
    Você tá tirando onda? :P . . . Sarcasmo à parte, pode expandir um pouco em qual a dúvida ou se tem algum exemplo onde mostre a confusão que pode haver?
    – brasofilo
    Jul 21, 2015 at 14:04
  • 1
    @brasofilo. minha dúvida é mais geral. Gostaria de ver uma frase no determinado contexto e saber se aquilo é sarcasmo ou ironia. Jul 21, 2015 at 14:22
  • 1
    Essa segunda frase sua, perfeita pra acrescentar na Pergunta :)
    – brasofilo
    Jul 21, 2015 at 23:39
  • 1
    @brasofilo, fiz a edição. (: Jul 22, 2015 at 10:12

1 Answer 1

16
  • Ironia

A ironia é uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com um ponto de vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor.

Exemplos:

• A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças. (Monteiro Lobato)
    • Meu marido é um santo. Só me traiu três vezes!
  • Sarcasmo

É um tipo de ironia mais amarga e provocatória, transformando-se às vezes quase num insulto. A ironia é uma inversão do real significado de algo em determinado contexto, por exemplo, quando se diz o contrário do que se pensa. Apesar da função de criticar e censurar algo ou alguém, a ironia é uma reação mais moderada que o sarcasmo.

Muitas vezes, um comentário sarcástico apresenta no seu conteúdo palavras cruéis que provocam uma reação ofensiva e mágoa em quem o recebe.

Exemplos:

• Senhora, tem um pouco de cara na sua maquiagem.
    • Espere um momento, estou tentando imaginar como você seria se tivesse cérebro.
    • O seu perfume é bom. Quanto tempo você esteve submerso nele?
    • Você precisa de um cirurgião plástico e não de um médico.

fontes:

4
  • 4
    Era bom se tivesse exemplos.
    – Jorge B.
    Jul 21, 2015 at 14:24
  • Verdade, falta de atenção minha, já editei. Vou tentar adicionar mais exemplos posteriormente, estes por enquanto são das fontes
    – Reptile
    Jul 21, 2015 at 14:31
  • 2
    Bah, nunca havia pensado dessa forma. Parabéns pela resposta @GuilhermeNascimento
    – Jéf Bueno
    Jul 21, 2015 at 14:41
  • 3
    @JéfersonBueno Obrigado! - Algumas pessoas sempre me dizem que sou sarcástico, mas agora sei que sou apenas irônico :) - Estou aliviado kk
    – Reptile
    Jul 21, 2015 at 14:42

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.