10

Recentemente estava lendo um livro de Direito Administrativo e eis que me deparo com o seguinte trecho (grifo meu):

O Direito é historicamente divido em dois grandes ramos: Direito Público e o Direito Privado. Nesse, vale o princípio da isonomia entre as partes.

Eu sei que o trecho refere-se ao ramo do Direito Privado, porém o correto não seria utilizar neste devido a o termo Direito Privado estr mais próximo? E se quiséssemos retomar o termo Direito Público, qual pronome utilizaríamos?

A frase abaixo está correta até onde sei. O pronome esse retoma o segundo elemento mais distante, diferente do trecho acima.

Aline, Bianka e Naiane foram à festa, pois esta (Naiane) casou, aquela (Aline) noivou e essa (Bianka) passou no vestibular.

7
  • 3
    Possible duplicate of Qual a diferença de "esse", "este" e "aquele"?
    – Peixoto
    Commented Dec 12, 2018 at 11:15
  • @Peixoto eu deixaria ficar a pergunta aberta, pela sua especificidade, tenho sempre dúvidas também.
    – Jorge B.
    Commented Dec 12, 2018 at 12:28
  • @Peixoto Eu já havia lido essa pergunta antes de postar a minha. Achei ela bastante ampla. Sei sobre os termos anafóricos e catafóricos, por isso "estranhei" o "nesse". Na pergunta "linkada" há apenas exemplos amplos com "aquele, este" e "aquele, esse, este". Commented Dec 12, 2018 at 12:30
  • Na pergunta linkada pelo Peixoto, o último ponto da resposta mais votada parece-me de facto responder à segunda metade desta pergunta. Será que devíamos editar a pergunta para salientar melhor a dúvida e a diferença dela para a tal pergunta, Valdeir?
    – ANeves
    Commented Dec 12, 2018 at 14:18
  • @ANeves Discordo. Na minha última frase, eu afirmo que — até onde eu sei — a frase está correta e que ela é diferente do trecho encontrado no livro. A dúvida é somente com a primeira frase. Na frase linkada há um exemplo com dois termos, porém o exemplo fica "preso" somente com o aquele e este. Minha dúvida é entre esse" e *este quando há dois termos (obviamente, no contexto apresentado na pergunta). Commented Dec 12, 2018 at 14:46

2 Answers 2

4

Esse uso de esse não está de acordo com os dicionários. Deveria ser este, como sugeriste, para a última entidade e aquele (ou esse) para a primeira. Vejamos o dicionário Houaiss (Lisboa, 2002; desenvolvi algumas abreviações):

este /ê/ pron.dem. […] 3 combinado com aquele ou esse, serve para fazer referência a duas pessoas ou coisas já mencionadas, indicando a última, ao passo que, aquele ou esse representa a primeira <o Pedro e o Paulo foram despedidos: este por incompetência, aquele porque faltava muito ao trabalho>

Encontramos a mesma coisa no Aulete (7), Michaelis (4), dicionário da Academia das Ciências de Lisboa (2001), e Nova Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa, 2014, p. 420; podes aqui uma edição anterior) . Mesma coisa, com uma exceção: todas estas obras referem apenas este para a última entidade e aquele, mas não esse, para a primeira. Também não encontrei nenhum exemplo com esse.

Nota também que o uso mais usual é usar-se este juntamente com aquele, e não um deles isoladamente. Repara que o Houaiss diz que se usa este combinado com aquele. As outras obras sugerem a mesma coisa, ainda que com linguagem menos categórica. Portanto, de acordo com o uso mais usual, poderia ser:

O Direito é historicamente divido em dois grandes ramos: Direito Público e o Direito Privado. Neste [Direito Privado], vale o princípio da isonomia entre as partes; daquele [Direito Público], falaremos mais adiante.

Dos vários exemplos que vi, encontrei apenas um com o pronome sozinho; mas ainda assim o outro pronome estava implícito (… esta era muito mais bonita [que aquela]):

Hoje saí para ver umas bolsas. Gostei de uma preta e de uma azul, mas sem dúvida ESTA era muito mais bonita. (Maria H. Moura Neves, Gramática de usos do português, 2000, citado em Talita de Cássia Marine, O uso anafórico dos pronomes demonstrativos…, 2014, p. 20

Poderás também querer ver este artigo sobre o assunto do professor de português Pasquale Cipro Neto na Folha de São Paulo (2002) e este É com “t” ou com “s”? de Hugo Maciel de Carvalho.

Não encontrei o uso conjunto de este, esse e aquele do teu último exemplo em nenhuma das obras que consultei. Deve portanto ser pouco comum.

Um uso anafórico diferente de esse

Vem nos dicionários um uso anafórico de esse (ainda pronome substantivo), mas é diferente. Trata-se de um uso especial para referir uma única coisa, sem a distinguir de outra. Citando o Houaiss:

esse /ê/ pron.dem. [...] 7 emprega-se anaforicamente para representar enfaticamente um termo da frase que está na ordem inversa (topicalizado) <o ardor da juventude, esse, ele perdeu>

11
  • Jacinto, então, quando não é necessário comparar usamos sempre "esse"? Exemplo, "Os utilizadores deviam adicionar uma resposta. Essa(Esta?) resposta deve ser bem concisa."
    – Jorge B.
    Commented Dec 14, 2018 at 12:03
  • Outro exemplo, referindo-se à tua resposta aqui: "Esta(Essa?) resposta não está correta".
    – Jorge B.
    Commented Dec 14, 2018 at 12:05
  • @Jacinto, A fonte da outra pergunta é hmg.pucrs.br/manualred/pronomes.php. Além dela, frases com os três pronomes (este, esta e aquela) podem ser encontradas em blog.enem.com.br/pronome-demonstrativo-este-ou-esse e numa aula do professor e escritor Adriano Paciello ( postimg.cc/QVMkC1tv ). Porém, no livro A Gramática para Concursos (Fernando Pestana), ele afirma que, por falta de respaldo, não está adequada a estrutura com os três pronomes na mesma frase. Buguei Oo Commented Dec 14, 2018 at 18:32
  • @JorgeB. De acordo com Evanildo Bechara, em Moderna Gramática Portuguesa: “no discurso, quando o falante deseja fazer menção ao que ele acabou de narrar (anáfora) ou ao que vai narrar (catáfora), emprega este (e flexões)”. Fonte: books.scielo.org/id/z7jnq/pdf/costa-9788568334416-03.pdf (pág.: 5). Commented Dec 14, 2018 at 18:35
  • 1
    @Jorge, no Brasil é comum usar esse no lugar de este e vice versa (Aulete 2,5). Mas pode ser essa (mesmo em Portugal) quando tu mencionas uma resposta (que não está "aqui") e eu respondo "também vi essa resposta (que tu acabaste de mencionar)"; aqui não tem nada que ver com lugar; essa refere-se simplesmente ao que tu (ou quem estiver a falar comigo) mencionaste.
    – Jacinto
    Commented Dec 19, 2018 at 7:51
0

Na verdade nesse (em + esse) refere-se ao direito público, enquanto neste (em + este) pode-se referir ao direito privado.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.