3

Eu sei que por exemplo

você tira férias.

significa:

you are on holiday.

Agora a pergunta é: o que significa a expressão "tirar férias", sozinha?

Por exemplo em:

Quanto tempo posso tirar férias?

6

Tirar férias refere-se ao ato de interromper determinada atividade para descanso (férias).

Já não posso tirar férias este ano, já gastei os dias todos a que tinha direito.
O meu patrão obriga-me a tirar férias em agosto.

Por extensão, pode dizer-se preciso de tirar férias da minha esposa, por exemplo (i.e., preciso de estar afastado dela por uns tempos). Ou ainda (exemplo do CETEMPúblico):

«Não contem comigo para tirar férias das minhas responsabilidades, só porque hoje é véspera da véspera do que quer que seja, por importante que seja»

Tirar férias não se refere apenas ao ponto em que as férias começam, inclui também a duração do descanso. Na frase seguinte, o significado é muito semelhante a passar férias (em algum lado):

Muita gente tira/passa férias no Algarve.

Agora para os exemplos que dás:

Você tira férias.

Esta frase não significa you are on holiday. Na verdade, isoladamente, esta frase não faz sentido, devido a restrições aspectuais do Presente. Poderias usar o presente com uma leitura habitual se indicasses a frequência ou a duração:

Você tira férias todos os semestres.
Você tira férias longas.

Outro contexto em que o Presente é aceitável é se se tratar de um plano estabelecido no presente:

Fazemos assim: você tira férias e volta só quando estiver recuperado.

Para he's on holiday, dirias ele está de férias.

A tua última frase:

Quanto tempo posso tirar férias?

Esta frase também me parece duvidosa. Poderias dizer (com o mesmo significado):

Durante quanto tempo posso tirar férias?
Posso tirar férias de quanto tempo? / Quanto tempo posso tirar de férias? / Quanto tempo de férias posso tirar?

O significado é o mesmo que expliquei no início. Tirar férias tem uma duração implícita, e estas perguntas referem-se a essa duração.

• Bem explicado.. – Centaurus Dec 10 '18 at 0:13

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.