6

A oração com pronome oblíquo átono "o ataquem" pode virar "ataquem-no" quando em ênclise.

Logo, a oração com pronome oblíquo átono "os ataquem" pode virar "ataquem-nos" quando em ênclise.

Mas, a oração com pronome oblíquo átono "nos ataquem" pode virar "ataquem-nos" quando em ênclise.

Fiz algo errado? Por que são iguais? Há forma de diferenciá-los?

1
  • 2
    Adreas, vê se gostas do novo título. Se não gostares, clica "edit" à esquerda abaixo da pergunta, e muda à tua vontade; a pergunta é tua. A minha ideia foi tornar o título mais explícito. E parece-me que a tua dúvida não é sobre a colocação do pronome (estava "colocação pronominal" no original), mas sobre a ambiguidade de "-nos" em certos casos. Como as respostas abaixo dizem, é mesmo "-nos" nos teu dois casos. Se houver ambiguidade, desambiguamos. Por exemplo, "Eles, no conflito entre nós e os vizinhos, apoiam-nos"; como fica ambíguo, esclarece--"apoiam-nos a nós" ou "apoiam-nos a eles".
    – Jacinto
    Dec 2, 2018 at 17:48

2 Answers 2

4

Eu sou de Portugal e o pronome só se usa antes do verbo quando a frase se encontra na negativa. Distinguir o "-nos" só pode ser feito dependendo do contexto da frase:

Ex.:

Se vocês nos acham fracos, ataquem-nos. (que nos ataquem)

Se vocês os acham fracos, ataquem-nos (a eles)

4

Sim, é verdade, são iguais, mas é muito raro isso causar alguma ambiguidade, pelo menos comparado com outros casos como quando a 1ª e a 3ª pessoas do singular são iguais (no Imperfeito do Indicativo ou em (eu/ele) disse, por exemplo).

No caso que indicas, parte da razão é que ataquem é geralmente uma forma do conjuntivo, e portanto aparece geralmente em orações subordinadas, que forçam sempre a próclise. Portanto, exceptuando casos como ataquem-nos ou não (= quer nos/os ataquem, quer não), a possibilidade de haver ambiguidade surgirá quase sempre apenas quando se trata do imperativo.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.