5

Qual a forma correta ou qual a diferença entre as duas frases?

• Foi isso o que resolveu o problema

• Foi isso que resolveu o problema
2

Ambas estão corretas e têm o mesmo significado.

Essa construção chama-se frase clivada, tem o objetivo de destacar um dado constituinte da frase e constrói-se:

verbo ser (+ que ou o/aquilo/isso que)

Um exemplo (minha ênfase):

Foi o vestido o que/que a Rita comprou na feira.

O pronome relativo "(o) que" é o operador da construção clivada e o "o" teria apenas

função de realce, podendo ser retirado da frase sem a alteração do seu sentido.

• 1
    Estou de acordo no que diz respeito à frase em exemplo. Mas não tenho a certeza da função do o; nomeadamente o artigo dizendo que o o simplesmente realça, fala apenas de que como pronome interrogativo ("que significa isso?" vs. "o que significa isso?", não fala de clivagem. Nota que a se alterarmos a ordem dos elementos na frase, não alteramos o significado, mas o o parece-me que passa a ser obrigatório: "Isso foi o que resolveu o problema" ou "O que resolveu o problema foi isso". Como disse, não tenho a certeza. – Jacinto Nov 23 '18 at 18:05
  • 1
    @Jacinto Eu tenho a mesma dúvida - inclusive hesitei em colocar essa parte, e considerei postar a pergunta "Quando 'o que' pode ser substituído por 'que'?". Relendo o link que você menciona, tenho mais certeza agora que ele se refere apenas ao "o que" interrogativo, e penso que vou eliminar a citação da resposta (antes vou esperar para ver se aparece mais algum feedback). – stafusa Nov 23 '18 at 18:29

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.