5

No Brasil, é comum o uso da gíria "zica". Veja alguns exemplos:

1. Estou numa zica danada. (no sentido de azar)

2. O show de amanhã vai ser zica! (no sentido de ser bom)

É interessante que essa gíria pode ter dois significados. Seria interessante saber de onde ela vem, e se é utilizada em outros países também.

5
  • Ainda não chegou até a mim. A única zica que conheço é a doença viral. Ou então a Dona Zica.
    – Centaurus
    Oct 21, 2018 at 22:20
  • significados.com.br/zica Eu também acredito que veio de "ziquizira".
    – Piovezan
    Oct 21, 2018 at 23:12
  • Nunca ouvi zica no sentido de algo bom! Podes elencar alguns usos publicos dessa vertente?
    – gmauch
    Oct 22, 2018 at 9:15
  • Aqui no sul, ouço também zika como bicicleta. ex: Vou pegar minha zika e ir para casa.
    – Ssarutobi
    Oct 22, 2018 at 14:04
  • @gmauch Na cidade de São Paulo, em situações totalmente informais, já ouvi a palavra zica sendo usada como adjetivo que caracteriza algo positivo. Por exemplo, "o cara é zica", ou "esse moleque é zica" quando alguém é muito habilidoso para alguma coisa (seduzir mulheres, empinar moto, etc). Não sei se é regional, mas acredito que, com esse sentido positivo, seja uma gíria usada principalmente por pessoas das periferias. Como um exemplo, deixo esse vídeo de um menino que é zika na capoeira. Obs.: Não sei se a grafia correta é zika ou zica. Oct 24, 2018 at 12:50

1 Answer 1

3

A zica diferente do vírus zika é uma gíria, com possível origem africana como muitas palavras que compõem o português brasileiro.

No entanto as origens são confusas e o processo evolutivo do significado original até o que vemos hoje é desconhecido.

Logo encontrei alguns sites explicando zica como uma contração da gíria ziquizira, que pode ser tanto doença inexplicável e também a palavra kijila como a origem da zica.

Tentando seguir pelo caminho da palavra kijila em um pequeno dicionário português quimbundu:

kijila: abstenção, proibição.

O sentido de azar talvez se encaixaria como restrição, proibição a determinada situação.

Já o sentido bom da palavra zica possa ter relação também com a proibição, como uma letra de música diz:

será que tudo que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda...

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.