2

Em alguns casos utilizo a expressão "digo isso" entre vírgulas. Por exemplo:

A situação é bastante complicada, digo isso, pois já vi coisas assim acontecerem e ficarem sem solução.

Coloco uma vírgula depois porque a expressão vem antes de uma conjunção. Enfim, a minha dúvida é se essa expressão isolada entre vírgulas nesse contexto está gramaticalmente correta.

• O pois pode ser usado em três conjunções: conclusiva, explicativa e adversativa. Como a frase — ao meu ver — é uma conclusão, a vírgula deve ser empregada antes e depois da conjunção, por exemplo (...) complicada, digo isso, pois, já vi (...). – Valdeir Psr Oct 18 '18 at 18:39
  • 2
    Não tenho a regra gramatical à mão me embasando mas não vejo sentido em colocar "digo isso" entre vírgulas. Correto para mim seria "A situação é bastante complicada. Digo isso pois (ou porque) já vi coisas acontecerem (...)". Digo o quê? Isso. Por quê? Porque já vi coisas acontecerem. Note que você não diz "Eu disse aquilo, porque estava bravo". Enfim, intuitivamente não vejo sentido nas vírgulas. – Piovezan Oct 21 '18 at 23:31

Your Answer

By clicking "Post Your Answer", you acknowledge that you have read our updated terms of service, privacy policy and cookie policy, and that your continued use of the website is subject to these policies.

Browse other questions tagged or ask your own question.