1

Em outros idiomas, como o inglês, perguntar sobre o "timezone" de um local significa querer saber a Zona Horária (ex: Horário Padrão de Brasília). Porém, atualmente, observei que muitas pessoas perguntam sobre o fuso horário de um local querendo saber apenas a diferença de horário entre aquele local e o Brasil.

Então, como é que a pergunta "qual o fuso horário de Roma" passou a significar não "em que fuso horário está Roma" (+2:00) mas "qual a diferença horária daqui (GMT-3) para Roma (GMT+2)" (+5h)?

4
  • Não percebo bem a pergunta. Podes explicitar a diferença entre as duas coisas? Qual é, para ti, a diferença entre Zona Horária e fuso horário? – ANeves thinks SE is evil Oct 4 '18 at 10:41
  • Zona Horária e fuso horário são sinônimos. A pergunta é como "Qual o fuso horário de Atenas?" virou sinônimo de "Qual a diferença entre o [meu] horário local e Atenas?". A princípio a resposta seria "Horário de verão da europa oriental" ou GMT+3. Porém a reposta mais satisfatória ao público geral me parece ser "Atenas está 6 horas a frente do horário de Brasília". – user2939075 Oct 4 '18 at 11:53
  • Ah, já percebi. Vou fazer uma edição a tentar melhorar a pergunta, vê se concordas. – ANeves thinks SE is evil Oct 4 '18 at 13:40
  • Eu acho que a questão continua a significar o mesmo, simplesmente as pessoas respondem indiretamente ao dizer a diferença em vez de dizer o fuso horário. – Rui Fonseca Nov 1 '18 at 20:48
1

Muitas vezes respondemos a uma pergunta não literalmente, mas dando como resposta a informação que acreditamos que realmente se deseja. Por exemplo,

— Você tem cerveja?
— Está lá no armário da esquerda.

Ou ainda,

— Você se incomoda se eu abrir a janela?
— Pode abrir sim.

Outras vezes damos a resposta que mais facilmente podemos dar, mesmo que não corresponda exatamente à pergunta feita. Por exemplo,

— Que horas são?
— Não devem ser nem 5:30h ainda.

E ainda outras vezes, por hábito ou costume, a informação pode ser dada numa forma indireta ou não usual. Por exemplo:

— Qual é a área do terreno?
— Dá um campo de futebol.

Em algumas situações, as três possibilidades acima se aplicam, como na sua pergunta:

— Qual o fuso horário de Roma?
— Está 5h à frente do de Brasília.

e também em:

— Qual é a distância até Curitiba?
— Dá quase 8h.

Em que o tempo de viagem pode ser a informação que realmente se deseja, ou é única que o respondente tinha à disposição, ou é a maneira habitual de se medir distâncias (se a velocidade média é conhecida implicitamente).

9
  • De acordo. E seria possível levar o argumento mais longe; ou talvez seja trazê-lo mais perto. Por exemplo, supõe que estás no Recife (GMT-3) e te perguntam qual o fuso horário de Lisboa (agora, GMT+1). É igualmente correto dizer que Lisboa são mais quatro horas (que no Recife) ou que Lisboa é GMT + uma hora. No primeiro caso dás a hora relativamente ao Recife; no segundo caso é relativamente ao GMT. É sempre relativo a alguma coisa. – Jacinto Oct 6 '18 at 12:23
  • @Jacinto Sim, essa grandeza especificamente costuma ser quantificada de maneira relativa, mas não precisa: também se podem usar os nomes absolutos, como CET (Central European Time) e CEST (horário de verão na CET). – stafusa Oct 6 '18 at 12:35
  • (@stafusa Lisboa está em GMT com daylight saving, não está em CET - que é GMT+1.) – ANeves thinks SE is evil Oct 8 '18 at 10:05
  • @ANeves Você tem razão, mas eu ainda pensava em Roma (do OP), que está em CEST no momento. – stafusa Oct 8 '18 at 11:24
  • Mas mesmo que digas que Madrid ou Argel é CET, não continua a ser relativo: é a mesma hora que o CET. Eu parece-me que qualquer sistema de localização é intrinsecamente relativo a um referencial qualquer; a posição (no tempo ou espaço) é sempre relativa a outra coisa; coincidir com o referencial é ainda uma relação. Para a maior parte das pessoas o referencial menos arbitrário é capaz de ser mesmo a hora do sítio onde está. – Jacinto Oct 8 '18 at 20:03

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.