2

Em alguns casos em que utilizo vírgula, vejo que o uso de dois pontos como pontuação poderia ser empregado também, pois adicionaria uma pausa que se encaixa com a entonação da frase. Seguem os exemplos:

Para aprender a programar é necessário algumas práticas para estudar. Por exemplo, ler muito ajuda muito no processo e é uma das atitudes que pode ser adotada.

Para aprender a programar é necessário algumas práticas para estudar. Por exemplo: ler muito ajuda muito no processo e é uma das atitudes que pode ser adotada.

Qual dos usos é o correto? Os dois casos são válidos?

• Eu não poria nenhum deles, nesse exemplo concreto... estou curioso para ver as respostas, vou "estrelar" a pergunta. :) – ANeves Oct 2 '18 at 10:40
  • Eu quase sempre utilizo dois pontos. Ao meu ver, o trecho encaixa como enumeração. Ps.: Confesso que fiquei curioso com o comentário do @ANeves. 🤔 – Valdeir Psr Oct 3 '18 at 3:11
  • pra mim os dois pontos chamam um pouco atenção, como "a seguir tem algo importante" meio que inconscientemente... – Leila Oct 6 '18 at 2:07
  • eu coloco dois pontos quando há várias opções, pois vou usar a virgula para separar as opções no decorrer do tempo. E uso virgula, quando há apenas uma explicação ou exemplo. Não sei se é realmente essa a regra, mas é a que uso.... – Peixoto Jan 9 at 14:05
  • adicionando uma referência -> ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/controversias/… – Peixoto Jan 9 at 14:08

Your Answer

By clicking "Post Your Answer", you acknowledge that you have read our updated terms of service, privacy policy and cookie policy, and that your continued use of the website is subject to these policies.