7

Em alguns casos em que utilizo vírgula, vejo que o uso de dois pontos como pontuação poderia ser empregado também, pois adicionaria uma pausa que se encaixa com a entonação da frase. Seguem os exemplos:

Para aprender a programar é necessário algumas práticas para estudar. Por exemplo, ler muito ajuda muito no processo e é uma das atitudes que pode ser adotada.

Para aprender a programar é necessário algumas práticas para estudar. Por exemplo: ler muito ajuda muito no processo e é uma das atitudes que pode ser adotada.

Qual dos usos é o correto? Os dois casos são válidos?

5
  • Eu não poria nenhum deles, nesse exemplo concreto... estou curioso para ver as respostas, vou "estrelar" a pergunta. :)
    – ANeves
    Oct 2, 2018 at 10:40
  • Eu quase sempre utilizo dois pontos. Ao meu ver, o trecho encaixa como enumeração. Ps.: Confesso que fiquei curioso com o comentário do @ANeves. 🤔 Oct 3, 2018 at 3:11
  • 1
    pra mim os dois pontos chamam um pouco atenção, como "a seguir tem algo importante" meio que inconscientemente...
    – Leila
    Oct 6, 2018 at 2:07
  • eu coloco dois pontos quando há várias opções, pois vou usar a virgula para separar as opções no decorrer do tempo. E uso virgula, quando há apenas uma explicação ou exemplo. Não sei se é realmente essa a regra, mas é a que uso....
    – Peixoto
    Jan 9, 2019 at 14:05
  • adicionando uma referência -> ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/controversias/…
    – Peixoto
    Jan 9, 2019 at 14:08

2 Answers 2

4

Ambos estão corretos.

Os dois pontos podem ser utilizados:

Antes de um esclarecimento, explicação, resumo, causa ou consequência:

• E foi isso que aconteceu: elas foram embora mais cedo.
  • Resumindo: será necessário um esforço por parte de todos para que tudo funcione corretamente.

Inclusive, esta página sobre o tema usa os dois pontos antes de dar o exemplo para o uso dos dois pontos (e também no exemplo da observação após o exemplo):

• Para indicar um esclarecimento, resultado ou resumo do que se disse.

Exemplos:

Marcelo era assim mesmo: não tolerava ofensas.
    Resultado: corri muito, mas não alcancei o ladrão.
    Em resumo: montei um negócio e hoje estou rico.

Obs.: os dois-pontos costumam ser usados na introdução de exemplos, notas ou observações. Veja:

Parônimos são vocábulos diferentes na significação e parecidos na forma. Exemplos: ratificar/retificar, censo/senso, etc.

Portanto, a sentença "Por exemplo: ler muito ajuda muito no processo" parece OK.

Mas também não parece haver problema com a versão com vírgula ao invés dos dois pontos ("Por exemplo, ler muito ajuda muito no processo"), uma vez que a vírgula costuma ser usada para isolar expressões como "por exemplo".

1

De Ciberdúvidas da Língua Portuguesa [consultado em 21-05-2020]:

I. – Vejamos o que dizem os seguintes autores sobre o emprego dos dois pontos:

1. – Jaime Rebelo (filólogo, pedagogo, professor do ensino secundário) em «Pontuação e Análise Sintáctica», 2.ª Edição:

«A) Antes de orações que se podem transformar em integrantes, relativas, explicativas ou continuativas. – Os dois pontos precedem orações que se podem transformar em integrantes, relativas, explicativas ou continuativas».

Seguidamente apresenta exemplos.

«B) Substituem conjunções adversativas, causais, consecutivas ou conclusivas. – Os dois pontos substituem uma conjunção adversativa, causal, consecutiva ou conclusiva».

Seguidamente apresenta exemplos.

1. – Rodrigo de Sá Nogueira (filólogo, professor do ensino secundário e depois universitário) em «Guia Alfabético de Pontuação»:

«(...) considerados semanticamente, eles indicam: a) – que a frase que se lhes segue é a justificação daquilo que se enuncia na frase que os precede, e, em certos casos, substitui a conjunção causal'porque' (...) b) – que, em determinada lista de coisas ou de factos,eles (os dois pontos) substituem a expressão 'o seguinte'».

Ilustra com exemplos as alíneas a) e b). E termina dizendo: «Em geral, empregam-se os dois pontos em seguida às expressões: a saber, o seguinte, tais são por exemplo (p. ex.), verbi gratia».

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.