Na frase "Vivia cercado de amigos sinceros", por que "de amigos sinceros" é agente da passiva (segundo o gabarito de um concurso) e não complemento nominal? No meu entender, "cercado" aqui é adjetivo e não verbo, uma vez que "vivia", neste caso, é verbo de ligação, significando "estar sempre", e todos os particípios passados são adjetivos quando vêm em frases predicativas.
1 Answer
Definições
Agente da Passiva: Aquele que faz a ação na voz passiva
Complemento Nominal: Complementa um nome (Substantivo, Adjetivo ou Advérbio)
Exemplo de agente passiva
Para encontrar o termo, é necessário verificar quem faz a ação (quem cerca?). Caso tenha dúvida, a dica é você passar para a voz ativa, por exemplo:
Voz Passiva:
[Eu] Vivia cercado de amigos sinceros
Voz Ativa:
Amigos sinceros me cercavam
Nesse contexto, "de amigos sinceros" faz a ação de cercar, por isso é considerado agente da passiva.
Obs.: Os termos "Vivia cercado" são uma locução verbal.
Exemplo de complemento nominal
Observemos a seguinte frase: A mulher está apaixonada pelo cunhado. Agora basta perguntar quem faz a ação (quem se apaixonou?).
Na frase supramencionada, quem faz a ação é o sujeito (A mulher), por conseguinte podemos descartar a alternativa que diz que é agente da passiva.
Análise da oração
A mulher está apaixonada pelo cunhado.
└────┬───┘└───────┬───────┘└──────┬──────┘
│ │ └──────── Complemento Nominal de *apaixonada*
│ └──────────────────────── Locução Verbal
└───────────────────────────────────── Sujeito e também o termo que faz a ação de se apaixonar
-
Entendo, mas como saber quando um verbo no particípio passado é um adjetivo? Eu tinha lido neste link (ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/…) que, sempre que ele viesse depois de um verbo de ligação, como é o caso da frase em questão, seria adjetivo. Ora, sendo um adjetivo, não faz sentido classificar a expressão que vem depois como complemento nominal. Com que regra gramatical eu não estou atinando aqui? Obrigado.– SasakiSep 29, 2018 at 4:40
-
@Sasaki Desconheço a regra citada. Aliás, sempre na língua portuguesa é um problema (por isso é raro), os termos dependem do contexto. Uma das dicas para descobrir se o é um verbo, é transpor a frase para voz ativa. No link há uma dica no item 2. Sep 29, 2018 at 5:43