4

Eu me lembro muito de que existe uma palavra muito específica na língua portuguesa que designa "recrutamento involuntário", quando o exército obriga a população civil a ir para a guerra ("draft" em inglês). Não estou pensando numa palavra como 'alistamento' ou 'recrutamento', mas uma palavra específica para essa situação.

2
  • Mas o recrutamento não pode ser involuntário? Quando o serviço militar era obrigatório em Portugal, os soldados eram recrutas; ia-se à recruta; etc. Não é assim?
    – ANeves
    Sep 21, 2018 at 13:48
  • talvez seja a palavra mobilização ? Sep 28, 2018 at 6:08

2 Answers 2

5

Acredito que podemos usar a palavra Conscrição

trecho da wikipedia:

Conscrição (do latim conscriptione) é um termo geral para qualquer trabalho involuntário requerido por uma autoridade estabelecida. É mais frequentemente, contudo, associado ao serviço militar obrigatório.

Fonte: Wikipedia

1
  • Sim porque draft é conscript. :)
    – Lambie
    Sep 24, 2018 at 18:46
4

Em pt-BR temos um verbo para a ação de recrutamento involuntário: convocar.

No Brasil, em caso de guerra, todos os homens com idade compreendida entre 18 e 55 anos são convocados pelas Forças Armadas (exército, marinha e aeronáutica)

convocar verbo transitivo - "chamar (alguém) para prestar serviço militar" - "O exército convocou os oficiais da reserva."

definição 4 do Priberam - 4. Solicitar imperativamente para prestar determinado serviço (ex.: convocar para o serviço militar; o treinador ainda não decidiu se vai convocar o jogador)

O substantivo correspondente é "convocação"

1
  • Convocar também é o verbo utilizado pela justiça eleitoral brasileira quando seleciona cidadãos para trabalharem nas eleições (como mesários, fiscais, etc). A carta enviada às pessoas selecionadas tem um título como "Carta convocatória" e no texto há algo como "você foi convocado". Este caso é semelhante ao do exército, pois as pessoas selecionadas têm o dever de trabalhar durante as eleições e é preciso pedir dispensa à justiça caso não desejem servir à convocação Sep 23, 2018 at 12:35

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.