0

Olá, minha duvida é sobre transitividade verbal.

A oração:

Obedeça-me.

é transitiva indireta. Por qual razão ela adquire essa qualificação?

1
  • Bem-vindo! Onde viste que a oração é transitiva indireta? Lá não explicava o motivo?
    – gmauch
    Sep 17, 2018 at 0:21

1 Answer 1

3

Primeiramente, não sei se é correto dizer que a oração é transitiva. Ao meu ver, quem é transitivo ou não é o verbo.

E quanto à sua dúvida, um verbo é intransitivo se não precisa de um complemento (por exemplo, o verbo funcionar: "o computador funciona").

Senão, o verbo é transitivo, ou seja, precisa de um complemento. Por exemplo, abrir: "ela abriu" é uma frase incompleta, pois é necessário dizer o que foi aberto (o complemento do verbo). Uma frase completa seria "ela abriu a porta".

Mas quando um verbo é transitivo, o complemento verbal (por exemplo, "a porta") pode precisar ou não de uma preposição. Se a preposição não for necessária, ou seja, se o complemento vier diretamente após o verbo, então dizemos que é transitivo direto, caso contrário, transitivo indireto.

Por exemplo:

"Ele comemora a conquista". (a conquista é o complemento, não há preposição, portanto, comemorar é transitivo direto).

"Ele conversa com as pessoas". ("as pessoas" é o complemento e há a preposição com, logo, o verbo conversar é transitivo indireto).

"O pai contou a história ao filho". ("a história" é o complemento direto, pois não é precedido de preposição, e "o filho" é o complemento indireto, pois aparece logo após a preposição "a", por isso, contar é um verbo transitivo direto e indireto).

5
  • E quanto ao verbo obedecer em "obedeça-me", onde está a resposta ?
    – Centaurus
    Sep 16, 2018 at 18:07
  • Obedecer é sempre um verbo transitivo indireto, pois obedece-se a alguém, nesse caso "a mim", mas ao invés de escrever "obedeça a mim" escreveu-se "obedeça-me", da mesma forma que ao invés de dizer "ela deu um presente para mim" dizemos "ela me deu um presente". Sep 16, 2018 at 18:13
  • "Obedecer é sempre um verbo transitivo indireto, pois...." Verbos transitivos indiretos não admitem a voz passiva. Como explicar "Mantenha-me informado se todas as minhas ordens foram obedecidas"
    – Centaurus
    Sep 16, 2018 at 21:01
  • @Centaurus essa é uma boa pergunta. A única explicação que sempre me deram é que "obedecer" é uma das exceções dessa regra. Você conhece outra? Obrigado. Sep 16, 2018 at 21:23
  • @Centaurus Os verbos obedecer e desobedecer são exceções e por isso permite a voz passiva (mesmo sendo V.T.I.). Sep 18, 2018 at 4:19

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.