2

Se eu não me engano "Vale a pena" significa "It is worth mentioning that".

Queria saber se existe um frase mais formal para dizer "It is worth mentioning that" em Portuguese?

6
  • “É notável”, “Devemos/Deve-se mencionar”, “Vale dizer”. – user2786 Sep 6 '18 at 22:46
  • Importa referir/mencionar/assinalar que... – Artefacto Sep 7 '18 at 1:19
  • @Artefacto Nunca escutei esse. Imagino que seja de uso comum a Portugal, não? – user2786 Sep 7 '18 at 4:06
  • 1
    @William - "vale dizer" tem outro significado; é sinônimo de "é o mesmo que dizer". – Luís Henrique Sep 10 '18 at 14:31
  • @LuísHenrique Mais um meio termo. Os exemplos dados no resultado para a expressão no ciberdúvidas mostra como ela precede uma conclusão que se deve salientar. Frases inciadas com "Vale dizer que..." também são interpretadas como tal. – user2786 Sep 11 '18 at 3:29
4

"It's worth mentioning that..."

Sugestões de um falante de pt-Br.

Vejamos as frases em Inglês que obtive no Google Books:

• It's worth mentioning that some cars don't take gas conversions. "Vale a pena mencionar que..."
  • The last point is worth mentioning since the interpretation of the extension of dignity very much dominated the ... "O último ítem vale a pena ser mencionado, visto que..."
  • However, it is worth mentioning that the Internet is by and large an unregulated medium ... "No entanto, vale a pena mencionar que a Internet é..."

Nos exemplos acima, "vale a pena mencionar que..." soa bem natural. Em outros contextos, "vale a pena ressaltar que", "devo mencionar que", "É importante frisar/ressaltar/mencionar que...", "nunca é demais mencionar que...", "notem bem que", podem ser mais apropriados.

1

Algumas sugestões mais formais:

• É importante notar que...;
  • É válido mencionar que...;
  • Vale mencionar que...
0

Estas são as minhas sugestões:

• Vale a pena mencionar que
  • Vale a pena citar
  • Vale a pena dizer que
0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.