4

Alguém poderia me informar como pontuar corretamente esta frase?

"eu viajo em média uma vez por semana quando estou trabalhando e até duas vezes por semana quando estou de férias"

Estava lendo um livro traduzido do inglês que havia várias vírgulas nessa frase... omiti todas para não enviesar a resposta... poderiam por favor me ajudar a colocar as vírgulas nessa frase e também a origem de cada regra gramatical que implica no uso ou não da vírgula entre cada parte da frase?

2 Answers 2

4

Eu pontuaria assim:

Eu viajo, em média, uma vez por semana quando estou trabalhando, e até duas vezes por semana quando estou de férias.

Lembre-se, no entanto, de que esta não é a única possibilidade. Tudo depende do estilo. No caso, estou usando a expressão "em média" entre vírgulas para destacá-la, para dar uma certa entonação à frase pelo uso das pausas (vírgulas identificam pausas). Mas você poderia optar por não usar estas vírgulas e dizer simplesmente

Eu viajo em média uma vez por semana quando estou trabalhando, e até duas vezes por semana quando estou de férias.

Como mencionei, é questão de estilo. O que você NÃO pode fazer é usar somente uma vírgula. Seriam formas incorretas de usar a vírgula com uma expressão explicativa como "em média":

Eu viajo, em média uma vez por semana ...

ou

Eu viajo em média, uma vez por semana ...

A vírgula do trecho abaixo se justifica já que "e" no caso não é uma adição ao fato anterior e sim uma contraposição.

quando estou trabalhando, e até duas vezes

Sua pergunta é muito boa, pois textos com excesso de vírgulas podem ficar mais difíceis de serem compreendidos. Ao usar vírgulas, faça-o com cuidado! Use-as, pois são úteis, fundamentais, mas não exagere!

2
  • e porque devo utilizar a virgula antes do "e" ? Sep 6, 2018 at 22:57
  • 1
    Porque é a segunda oração não é uma adição, não complementa a oração anterior, e sim, se contrapõe. A primeira oração apresenta um dado (duas vezes) em uma situação (quando estou trabalhando) - enquanto a segunda oração refere-se a uma situação diferente (quando estou em férias) ... assim este “e” não é “aditivo”, ele oferece uma informação alternativa.
    – AleAssis
    Sep 9, 2018 at 22:07
1

Eu pontuaria assim:

— Eu viajo, em média, uma vez por semana, quando estou trabalhando, e até duas vezes por semana, quando estou de férias.

Explicação:

• as vírgulas em torno de "em média" separam a expressão explicativa;
  • as antes dos "quando"s são opcionais, dado que se tem a ordem canônica, e, normalmente, eu não virgularia, mas aqui a oração me parece ter um caráter restritivo/explicativo;
  • a antes do "e", já que ele tem caráter adversativo e não aditivo (poderia ser substituído por "mas").

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.