0

Exatamente como perguntado no próprio título: quando fazendo a listagem de um elenco (ex: cast do IMDB) qual a definição correta? Seriam todos aqueles que apareceram "em pessoa" (afinal podem ser pessoas, monstros, personagens de animação...) ou realmente todos, mesmo que sejam apenas vistos numa foto -E- mencionados verbalmente por outro dos personagens?

1 Answer 1

2

Só quem aparece em pessoa. Alguém que é apenas mencionado ou mesmo aparece numa foto não faz parte do elenco.

A definição nos dicionários (e.g., o Aulete) é clara:

Elenco: Conjunto de atores, cantores, músicos etc. [i.e., artistas] ligados a um espetáculo ou empresa

em que geralmente se entende que os artistas que contam são aqueles que

aparecem em frente da câmera ou dão vozes a personagens.

Qualquer indivíduo que aparece dessa forma no filme (incluindo narradores, atletas, etc.) pode ser considerada um ator, como o próprio IMDb explicita:

The term "actor" covers everyone whose image or voice appears in a recognised title. This would include documentary subjects, hosts, narrators, athletes, or other people not "acting" in the traditional sense.

Inclusive animais e até mesmo objetos (como a bola de vôlei Wilson, de Cast Away / Náufrago) podem ser listados no elenco, mas aparições em pinturas e fotos ficam excluídas.

9
  • Beleza, então :) Aug 9, 2018 at 10:23
  • Acho que a pregunta não é uma sobra a língua.....
    – Lambie
    Aug 14, 2018 at 18:54
  • @Lambie Entendi que a pergunta é sobre o significado exato da palavra, quão abrangente o termo é. Me parece on-topic. Ou entendi errado teu comentário?
    – stafusa
    Aug 14, 2018 at 20:58
  • @stafusa O que se encontra o não num elenco na base de dados IMDB não é uma pergunta sobre a língua portuguesa. É uma pergunta sobre conteúdo, prácticas, e tradução. Isso é sobre "o português"?? Acho que não. Em todo caso, eis um exemplo em português: teledramaturgia.com.br/o-auto-da-compadecida
    – Lambie
    Aug 14, 2018 at 21:18
  • Existe base de dados sobre o cinema brasileiro: telecineplay.com.br/filmes-nacionais
    – Lambie
    Aug 14, 2018 at 21:26

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.