1

Recentemente na Copa do Mundo de Futebol de 2018, a seleção brasileira adotou o Canarinho Pistola como mascote.

O que me causou estranheza foram diferentes menções ao fato de que o canarinho possui uma expressão “pistola", como se fosse significado de estar enfezado ou irritado. Naturalmente consultei dicionários, mas o Priberam, p.ex. não parece corroborar esta tese.

Em suma, O que significa pistola quando usado como adjetivo?

• Pistola é usado como gíria para irritado, furioso. Era usado em conjunção à imagem de Bola — do programa Pânico na TV —, em fóruns anônimos da internet vários anos atrás. Em 2016, a piada já abandonada voltou a ser forçada em grupos de Facebook e se propagou novamente, dessa vez se popularizando. Quanto à história da gíria antes de Bola, não se sabe; é provável que ele próprio tenha inventado. – user2786 Jul 18 '18 at 3:10
  • @William, interessante, não conhecia este uso, talvez por não assistir o programa mecnionado. Tens como adicionar alguma referência e transformar seu comentário em uma resposta? – gmauch Jul 18 '18 at 14:26
  • @William, não seria o caso de postar teu comentário como resposta? – stafusa Jul 19 '18 at 12:13
  • Atualmente tenho muito escutado "full pistola", quando a pessoa está muito irritada :). – Dherik Jul 19 '18 at 12:25
  • Escuto a expressão tem uns 2 anos em streams de jogos "Ihhh ficou pistola." - "Ihhh está bravo". E variações como "Ta AK47.", quanto maior o calibre maior a fúria, aparentemente. Não que eu encoraje o uso da gíria nem nada :) – Felipe Oliveira Jul 19 '18 at 20:08
3

Pistola é usado como gíria para irritado, furioso. Era usado em conjunção à imagem de Bola¹ — do programa Pânico na TV —, em fóruns anônimos da internet vários anos atrás, e também em grupos de facebook inspirados nesses mesmos fóruns anônimos. Em 2016, a piada, já abandonada, voltou a ser forçada em grupos de Facebook e se propagou novamente, dessa vez se popularizando. Em 2017/2018, anos depois, ela chega às grandes massas; como de costume, atrasadamente.

Quanto à história da gíria antes de Bola, não se sabe; é provável que ele próprio tenha inventado.

No que tange à semântica da gíria, talvez se trate do estrondo das armas de fogo, assim como pessoas furiosas tendem a produzir barulho desagradável; ou simplesmente por ficar quente. Porventura ainda, talvez seja um desenvolvimento de "pisto", uma corruptela de palavrão (deve-se notar que em TV aberta o uso de palavrão é restringido).

¹ Pode-se perceber que o vídeo é de 2010, portanto o uso do linguajar é anterior a essa data.

P.S.: o uso da palavra é considerado inculto — por motivos óbvios —, e ridículo — pois os que a usavam originalmente consideram uma gíria antiga e ultrapassada.

• «talvez seja um desenvolvimento de "pisto", uma corruptela de palavrão» Qual palavrão? Não conheço essa palavra, pisto, nem imagino que palavrão a possa ter originado. – ANeves Jul 20 '18 at 16:42
  • @ANeves Pisto é a corruptela, não o palavrão em si, remova o ‘s’. – user2786 Jul 21 '18 at 1:25
2

Pistola, é usando quando alguém esta fora de si, irritado/zangado ou coisas do tipo. Vou te dar um exemplo:

Não levei o lixo para fora, e minha mãe veio PISTOLA pra cima de mim.

Também tem esse aqui do panico na tv

• 1
    Interessante Rafael! Costumas ouvir esta expressão frequentemente? Em qual região do Brasil? – gmauch Jul 20 '18 at 13:50
  • Sim sim, é comum no interior do Rio(Volta Redonda, Barra Mansa, etc). Até em SP, eu ja ouvi falar algumas vezes. – Rafael Cabral Jul 20 '18 at 20:08
  • Interessante, eu só ouvi agora na cobertura da Copa do Mundo e mesmo assim pela repercussão na mídia. – gmauch Jul 20 '18 at 20:32
  • temas umas referencias antigas, mas ficou mais popular agora. aqui um exemplo youtu.be/wxqM-fHw0es – Rafael Cabral Jul 20 '18 at 20:37
1

Eu queria deixar isso como comentário. Também me intriga esse uso, mas recentemente um colunista do jornal Folha de São Paulo abordou o assunto. "O país dos(as) pistolas" de sérgio rodrigues. Não é uma referência, mas achei interessante. Ele especula ter relação com pissed off.

O país dos(as) pistolas, Folha de São Paulo, 2018-06-07

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.