2

Qual é maneira correta: "devota a vários" ou "devota de vários" Eu encontrei seguinte frase:

Vovó era devota a vários santos.

Nesse site:

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/regencia-alguns-nomes.htm

Procurando na internet quase não encontrei a forma "devota a vários".

• Eu não tenho a certeza, mas pra mim a devoção parte da pessoa para a outra pessoa, símbolo, entidade. Por sua vez, soa melhor "devota a vários". Pois "de" faz soar que a devoção vem da "entidade" e não para a "entidade". Tipo a diferença entre "to" e "from" no inglês – Felipe Oliveira Jul 13 '18 at 20:49
  • Realizando busca no google: "devota a vários" aparece 10 resultado, contra 37.700 resultado de "devota de vários", esta sendo usado uma matéria da editora abril vejasp.abril.com.br/cidades/… eu fique na dúvida porque texto "devota a varios" apareceu em site site educacional. – joe Jul 13 '18 at 20:55
  • Agora parando para pensar "Eu não entendo como uma pessoa pode ser torcedora de vários times(de futebol)." Então consigo ver casos onde ambos funcionariam – Felipe Oliveira Jul 13 '18 at 21:04
1

Devoto de é mais comum que devoto a, mas ambos estão corretos, conforme inclusive a própria fonte da postagem original:

Devoto
Preposição - a; de

Os fiéis são devotos de Santo Antônio.
Vovó era devota a vários santos.

E também de acordo com o Recanto das Letras e o site do senado brasileiro (!). Os dicionários que chequei que mencionam a regência citam, talvez por concisão, apenas "de", e.g., o Michaelis:

Um devoto de santo Expedito.

Vale notar o uso do artigo quando usado no sentido de apreciador, por exemplo:

3. Indivíduo devoto: devoto de santa Luzia.
4. Amigo, apreciador (devoto da arte)

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.