1

No fragmento "O Governo vai gastar mais dinheiro com cadeia. Falam que lá dentro não é facil, que aqui sim é uma escolinha." o "que" destacado é uma conjunção subordinativa de qual tipo?

Certo professor me disse que seria o caso de conjunção subordinativa integrante, mas sua resposta não me convenceu. Poderiam me esclarecer?

2
  • 1
    O que destacado e o imediatamente anterior introduzem orações que representam objetos diretos. Assim, as orações em questão são orações subordinadas substantivas objetivas diretas. As conjunções que introduzem orações subordinadas substantivas são conjunções subordinativas integrantrs. Jul 10, 2018 at 23:51
  • Obrigado, @AiltonAndradedeOliveira! Agora entendi!
    – fhpriamo
    Jul 12, 2018 at 1:23

1 Answer 1

2

São, sim, conjunções subordinativas integrantes:

O que destacado e o imediatamente anterior introduzem orações que representam objetos diretos.
Assim, as orações em questão são orações subordinadas substantivas objetivas diretas.

As conjunções que introduzem orações subordinadas substantivas são conjunções subordinativas integrantes.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.