6

Quais são as diferençes entre ouvido e orelha?

Procurando no internet, parece que os dois significam ear em inglês, mas ouvido é mais relativo à Medicina e orelha é mais comum e relativo à parte exterior de ear! Está certo?

Também, posso usar os dois alternadamente em conversação como:

Eu tenho dois furos de brinco em cada orelha/ouvido!

?

1 Answer 1

6

Existem três termos básicos: orelha, ouvido, pavilhão auricular (o último utilizado apenas em meio biomédico).

Orelha:

Designa o aparelho auditivo como um todo, todo o órgão e sua estrutura. 1

orelha

ê/

substantivo feminino

1. anat.hum órgão da audição, que possui três partes principais (externa, média e interna). Anteriormente denominado ouvido.

É usado popularmente para referenciar o pavilhão auricular, a parte da orelha que se pode tocar — inclusive o lóbulo.

Ouvido:

Designa a parte interna do órgão orelha, o que abrange o martelo (osso), estribo (osso), cóclea, membrana tectorial, tímpano, etc. Tudo o que não se pode normalmente tocar.

Também significa, figurativamente, o sentido da audição, como em: "Ouvido apurado", que conota boa audição.

Pavilhão auditivo/auricular:

Isto.

10
  • 1
    @Majid Popularmente, entretanto, o uso de ouvido e orelha depende do contexto, ouvido geralmente se usa em contexto de audição, como um som muito alto que machuca o ouvido; orelha geralmente se usa em contexto físico, como sentir a orelha (pavilhão auricular) arder ou doer.
    – user2786
    Jun 6, 2018 at 20:02
  • 1
    @Majid, concordo com o William. Se não me engano, foi há alguns anos que "orelha" passou a ser usada para o órgão de audição todo - uma mudança que seria parte de uma atualização da nomenclatura médica, para alinhá-la à nomenclatura internacional. Nessa mesma atualização, se não me falha a memória, aquele ossinho na frente do joelho teria tido seu nome mudado de "rótula" para "patela".
    – stafusa
    Jun 6, 2018 at 23:52
  • 1
    Utilizado em Portugal para se referir ao órgão em si (orelha). Podes dar um exemplo público desse uso? De um jornal, uma entrevista, qualquer coisa? Não reconheço isto. Para mim, enquanto português, ouvido é só a parte interna da orelha. Por exemplo: se alguém me dissesse que tinha um furo no ouvido, perguntava-lhe se era surdo desse lado.
    – ANeves
    Jun 8, 2018 at 10:50
  • 1
    @ANeves, concordo: "orelha furada" tem um furo para pôr um brinco; "ouvido furado" para mim significaria tímpano furado ou outro furo interno. "Orelha" é sempre a parte externa (orelhas pequenas/grandes, puxou-lhe a orelha, beijou-lhe a orelha); "ouvido" é interno (dor de ouvido, cera nos ouvidos) ou até mesmo a capacidade de audição (ouvido apurado).
    – Jacinto
    Jun 8, 2018 at 12:15
  • 1
    @ANeves Encontrei um verbete no wiktionary, porém nenhum exemplo. Retirei a sentença.
    – user2786
    Jun 8, 2018 at 16:57

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.