1

Qual é a diferença entre caderno e caderneta?

No Google tradutor os dois são mesma coisa, e no Google imagens a caderneta parece um carderno pequeno.

2

Caderno:

é/

substantivo masculino

1. p.ext. gráf conjunto de folhas de papel em branco ou com pautas, quadrículas etc., reunidas e encasadas, ger. grampeadas, costuradas ou presas com espiral, para anotações, desenhos, colagens, exercícios escolares etc.

2. p.ext. bibl edit gráf conjunto ordenado de páginas impressas numa única ou em várias folhas, ou conjunto similar de páginas em branco que constitui cada uma das unidades ou seções reunidas e presas de modo a formar um único volume.

3. gráf jor cada uma das partes separadas que constituem um exemplar de jornal, formada por certo número de folhas dobradas e encasadas. "c. de esportes"

Origem ⊙ ETIM lat. quaternus, sing. do distributivo lat. quaterni 'de quatro em quatro', através do adj. erud. arc. quaderno 'quádruplo'

via google, 14 Maio 2018: https://www.google.com.br/search?q=caderno+significado

Caderneta:

ê/

substantivo feminino

1. pequeno caderno em que se anotam ou escrevem lembretes e informações diversas. "c. de telefones"

2. mil pequeno caderno em que se registram o serviço, desempenho, comportamento etc. dos militares, ao longo da carreira.

3. pequeno caderno em que são registrados a frequência, pontualidade, comportamento e por vezes as notas de um aluno.

4. com econ pequeno caderno ou livro, em que é feito o registro das movimentações de uma conta num estabelecimento comercial ou financeiro.

Origem ⊙ ETIM caderno + -eta \ê\ (sufixo de diminutivo)

via google, 14 Maio 2018: https://www.google.com.br/search?q=caderneta+significado

Conclusão:

Caderno: aquilo que se usa (principalmente nas escolas) para fazer anotações; feito de papel reciclado ou não, encadernado em espiral, grampo, ou laços; notebook, notizbuch.

Caderneta: pequeno caderno, geralmente encadernado em laços ou grampos, que usa para fazer registros constantes visualmente similares. Talvez na escola tivesses uma caderneta para anotar presenças, faltas e atrasos; ou tenhas hoje no trabalho.

Diminutivo de caderno: caderninho (caderneta é morfologicamente plausível, porém extremamente inadequado por ter significado próprio já).

8
  • William, deverias indicar a fonte das tuas citações.
    – Jacinto
    May 13 '18 at 20:10
  • Direto do dicionário Google, não sei muito o que deveria citar. 'Dicionário online', 'Google'?
    – user2786
    May 13 '18 at 20:20
  • Dicionário Google ou como o Google se apresentar, com hyperlink. Se não souberes com se faz, copia o endereço web para a resposta ou um comentário, que eu faço, e ficas a ver como é.Preciso do endereço, porque não consigo encontrar a tua citação online.
    – Jacinto
    May 13 '18 at 20:28
  • 1
    Quando clico no link (google...) não vejo o dicionário; deve ser diferentes configurações regionais do google; isso significa que mesmo que incluas esse link, muitos utilizadores não conseguirão ver o texto; eu aconselharia a usares outro dicionário, por exemplo o Aulete. Para incluíres o link, a maneira mais fácil, é no topo da caixa da resposta clicas no 3º ícone a contar da esquerda (os dois elos da corrente); aparece uma outra caixinha, fazes copy e paste do endereço para essa caixinha, e depois escreves o texto que vai aparecer na resposta, p. ex Aulete
    – Jacinto
    May 13 '18 at 21:49
  • 1
    @Jacinto, a mim aparece-me. Adicionei os links da pesquisa, mais limpos.
    – ANeves
    May 14 '18 at 14:11

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.