Li recentemente em uma postagem no Stack Overflow em Português a frase:

Já que levantaram a lebre sobre multibyte, vou deixar uma alternativa com tal suporte:

Isto me soa como sendo o equivalente a:

Já que tocaram no assunto sobre ...

No entanto eu nunca tinha ouvido tal frase antes, no entanto ao pesquisar notei que de fato não é incomum.

Gostaria de saber a sua origem, ou se é um termo regional. Também gostaria de saber se o significado é este mesmo ou se pode significar algo a mais ou relativamente diferente.

Eu já conhecia a expressão levantar a lebre, que é relativamente comum em Portugal. Também já vi que também é usada no Brasil (ver comentários), mas só a encontrei em dicionários portugueses. Encontrei a explicação da sua origem em dicionários do século XIX. Literalmente, levantar a caça significa fazer o animal sair de onde está escondido, para depois o poderem perseguir e matar. Então figuradamente, levantar a lebre significa “chamar a atenção para um problema imprevisto” (Infopédia), que ninguém ainda tinha visto, tal como a lebre literal antes de ser levantada na caça.. Vejamos o dicionário de Morais Silva de 1831, o primeiro onde encontrei a aceção figurada:

enter image description here António de Moraes Silva, Diccionario da Lingua Portugueza, Tomo II, 1831, p. 229.

Eu li a thread onde empregaram a expressão —“levantaram a lebre sobre multibyte—mas não consegui perceber se a expressão foi usada no sentido tradicional. Até porque os falantes vão variando ligeiramente o sentido em que empregam uma expressão. As definições do Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa de 2001 estão de acordo com a minha experiência pessoal:

lebre […] levantar a lebre. Fam. 1. Suscitar uma questão, ser o primeiro a descobrir um facto ou uma irregularidade. 2 Chamar a atenção para um problema ou dificuldade inesperada e, em geral, desagradável, visando desviar as atenções.

A expressão figurada é muito antiga, pois por volta de 1610 já Diogo Couto (1542-1616) põe o soldado a responder ao fidalgo, “Vossa Mercê é que alevanta a lebre para eu correr” (Soldado Prático, edição de 1937, p. 29). Não tenho a certeza, mas pelo contexto parece-me que o soldado quer dizer, “Vossa mercê lançou esse assunto para eu discorrer sobre ele”.

Correr” é aqui também uma metáfora da caça à lebre. Na caça, depois de se levantar a lebre, “corre-se a lebre”, isto é, persegue-se a lebre. O Moraes Silva explica:

enter image description here António de Moraes Silva, Diccionario da Lingua Portugueza, Tomo I, 1858, p. 559.

Daí que lebre corrida (Infopédia) signifique também ‘assunto arrumado’. Este e o correr a lebre, eu não conhecia.

• Bom, como fui eu quem escreveu, como brasileiro posso dizer que é conhecido aqui sim. Talvez apenas para os fósseis como eu, mas enfim... XD – Bruno Augusto May 8 at 11:25
  • @Bruno, :) Eu fui lá, e vi dois brasileiros dizerem que não conheciam... nem me lembrei de ir ver de onde eras, e presumi erradamente que eras português. Então poderias ter dito, "já que outros levantaram a lebre, agora vou eu também corrê-la!" – Jacinto May 8 at 11:39
  • @Jacinto pode ser regional, o Brasil é um país grande, com grandes diferenças culturais internas e até com "idiomas" por região (variações do idioma e até palavras por região, que geralmente são desconhecidas). – Guilherme Nascimento May 8 at 11:58
  • @Bruno, eu não consegui acompanhar completamente a discussão naquela thread. Então com "levantaram a lebre sobre multibyte" queres dizer, como sugeriu o Guilherme, "tocaram no assunto do multibyte"? Eu estou mais habituado a usos como este, "Quem levantou a lebre foi Gilmar Mendes", que até vem do Brasil: foi a Gilmar Mendes quem primeiro trouxe a público a suspeita de fraude numa recolha de assinaturas; fez com que se visse uma coisa a que antes ninguém tinha tinha prestado atenção. – Jacinto May 8 at 12:13
  • @GuilhermeNascimento, sim, estou a ver na net, e encontro vários exemplos de uso no Brasil, e até mesmo no sentido em que eu conheço a expressão. Vê comentário acima. – Jacinto May 8 at 12:16

Your Answer

By clicking "Post Your Answer", you acknowledge that you have read our updated terms of service, privacy policy and cookie policy, and that your continued use of the website is subject to these policies.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.