0

Tenho visto, com mais e mais frequência, e-mails começando por "Fulano, bom dia". Vale isso, Arnaldo? Eu sempre achei que a única forma permitida era "Bom dia, Fulano". Sempre a saudação antes do vocativo. É como dizer "Fulano, oi". Estranho, não?

7
  • Relacionada: portuguese.stackexchange.com/questions/1213/… Commented Apr 6, 2018 at 5:27
  • @ValdeirPsr Obrigado, Valdeir, mas minha dúvida não é sobre a vírgula. Ia até mencionar isso na pergunta mas achei desnecessário. De qualquer forma seu link pode ajudar outras pessoas. Commented Apr 6, 2018 at 12:34
  • nunca escrevo bom dia, boa tarde em emails. Não saberia quando a pessoa irá ler isso, então, não me faz sentido. Nunca vi email escrito tbm desse jeito. A única explicação que tenho é para chamar a atenção, começando pelo nome. Acredito que gramaticalmente, não estaria errado. Vamos para um exemplo: Roberto, Bom dia! Como está? Queria te dizer que preciso da cópia da conta de luz para a renovação da carteira de motorista.... não vejo tão ruim...e acho que a informalidade do email tbm permite...
    – Peixoto
    Commented Apr 6, 2018 at 18:06
  • 1
    Acho que você pode escrever das duas maneiras. E vocativo? O terra amada, é vocativo. :)
    – Lambie
    Commented Oct 27, 2021 at 19:07
  • 1
    Does this answer your question? "Olá, Fulano," ou "Olá Fulano," no começo de e-mails
    – Schilive
    Commented Oct 27, 2021 at 19:34

1 Answer 1

1

Eu sempre achei que a única forma permitida era "Bom dia, Fulano".

Não, não precisamos de permissão para falar/escrever certo ou errado. As regras gramaticais existem, mas elas são bem flexíveis na língua falada. Emails e mensagens de texto são frequentemente informais e tentam reproduzir nossa fala. Portanto, não há uma posição correta para as palavras que compõem uma saudação em emails informais e na língua falada.

• Bom dia, João.

• Maria, minha querida.

• Roberto, olá.

• Alberto, meu camarada, como vai você?

O "bom-dia" pode até vir no final do texto, como uma despedida.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.