3

No meio de um livro, ele faz referência a si mesmo para recapitular. O correto seria:

Neste livro, já encontramos exemplos de X e Y.

ou

Nesse livro, já encontramos exemplos de X e Y.

e por quê?

2 Answers 2

4

No caso de o livro se referir a si mesmo será sempre neste. A referida preferência mencionada noutras respostas por este para referir algo que acabou de ser mencionado não é aqui relevante. Da mesma forma, alguma informação escrita num objeto referir-se-á sempre a ele com "este" (ex.: "recicle esta embalagem").

Se nos estivéssemos a referir a outro livro, a questão é já mais complexa e depende de fatores contextuais.

0

Além do Este ser utilizado para referenciar algo que acaba de ser mencionado ou será em seguida, como foi supracitado na resposta anterior, o este também serve para indicar algo que está próximo de quem fala ou no tempo presente em relação à pessoa que fala, por exemplo:

Neste livro [que carrego comigo], já encontramos exemplos de X e Y.

Já o esse ou nesse, também pode ser usado para indicar algo que está longe da pessoa que fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala, por exemplo:

Nesse livro [que tu carregas], já encontramos exemplos de X e Y.

Ou seja, depende do contexto.

4
  • 2
    Depende do contexto, mas só no geral. Neste caso em concreto o livro refere-se a ele próprio, por isso acho que não há lugar ao uso de "nesse".
    – ANeves
    Commented Mar 14, 2018 at 15:01
  • @ANeves Exato. Na minha resposta (apesar de não ser específica quanto à pergunta), na minha opinião, se encaixa em "para referenciar algo que acaba de ser mencionado ou será em seguida". Commented Mar 14, 2018 at 18:00
  • Entendes que o livro fica mencionado implicitamente? Não tinha pensado nisso assim, mas pode ser uma maneira de ler isto...
    – ANeves
    Commented Mar 14, 2018 at 22:01
  • @ANeves Sim, perfeitamente. Commented Mar 15, 2018 at 3:05

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.