O que significa "Levar a mal"?
Por exemplo:
Eu lhe disse para não me levar a mal e me telefonar um dia qualquer.
Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It only takes a minute to sign up.
Sign up to join this communitySignifica zangar-se, ofender-se. É mais comum na negativa.
O Dicionário Estrutural e Sintáctico da Língua Portuguesa de Énio Ramalho tem estes exemplos:
levar a mal, não:
- podes estar tranquilo que ele não levou a mal o que fizeste (não se zangou, não se melindrou);
- não leves a mal o que disse o meu amigo, ele gosta muito de brincar (não te zangues, não te ofendas);
- não leves a mal que eu te diga isso (não te melindres, não fiques zangado, não te aborreças);
- eu não lhe levo a mal o não ter vindo à nossa festa, pois sei que tinha exame no dia seguinte (não estou zangado como ele; não fiquei melindrado);
- afoitou-se a pedir-lhe que se tratasse em casa das pessoas tão suas amigas... que os pais não levariam a mal (não se zangariam, não poriam objecções, não ficariam melindrados.