5

Qual a diferença de concordância verbal e nominal? Pode haver concordância verbal e nominal na mesma frase?

3
  • Could you mayeb add examples for "concordância verbal e nominal"?
    – Earthliŋ
    Jul 19 '15 at 1:31
  • @Earthliŋ por que escreveu em inglês? Então, eu estou postando perguntas desta maneira por este motivo: meta.portuguese.stackexchange.com/q/60/8 No entanto formulei uma resposta para não voltar a ter problema, porém se tiver uma resposta melhor que a acabei de adicionar não existe em responder. A minha intenção é gerar participação dos demais membros os privilegiando com perguntas que agreguem informação para o site e eles ganham pontos e se sentem estimulados a participar. Compreende? Jul 19 '15 at 1:44
  • Escrevi em inglês porque não falo português muito bem, mas vindo suas outras questões sei que você entende inglês bem. Eu não entendo muito bem a sua motivação para adicionar este tipo de questão, mas tudo bem. Com relação à questão mesma, nesta forma acho que é imprecisa ("unclear what you're asking") e muito geral (talvez "too broad"?) e por isso perguntei se poderia ser mas claro. Mas como já postou uma reposta, não sei o que posso fazer para melhorar a questão. Posso aplicar downvote ou vote de fechar?
    – Earthliŋ
    Jul 19 '15 at 2:21
1

Concordância verbal

É a correta flexão do verbo, em número e pessoa, com relação ao sujeito da oração. Concordância, ato ou efeito de harmonizar flexões de palavras em uma frase, neste contexto pode ser entendido como "se refere de forma correta".

Exemplos:

• João faz o dever de casa.
  • Os alunos fazem o dever de casa.

Concordância nominal

A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios). Basicamente, ocupa-se da relação entre nomes.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Por Exemplo:

O substantivo permanece no singular e coloca-se o artigo antes do último adjetivo:

• Admiro a cultura espanhola e a portuguesa.

O substantivo vai para o plural e omite-se o artigo antes do adjetivo:

• Admiro as culturas espanhola e portuguesa.

Fontes:

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.