3

Estava lendo um pouco as perguntas sobre o uso de crases e fiquei com algumas dúvidas quando utilizamos para se tratar de um período de tempo.

Por exemplo, a frase abaixo deveria possuir crase?

O horário de atendimento é de 09:00 as 18:00.

E em um outro sentido, como por exemplo esse abaixo:

Eu retornarei as 15:00.

E após algumas outras preposições, como para, até, desde, entre, etc?

2 Answers 2

3

Complementando a resposta de Artefacto, quando estiver em dúvida se há artigo e preposição em determinado "a", substitua o "a" por uma outra preposição antes do substantivo (para, até, em, etc) e veja se há necessidade do artigo "a". Por exemplo:

• Eu decidi ir a Nova York. Eu decidi ir até Nova York. Eu estou em Nova York. (o "a" é só uma preposição, não há crase)
  • Eu decidi ir à Torre dos Cléricos. Eu decidi ir até a Torre dos Cléricos. Eu estou na (em + a) na Torre dos Cléricos. (Nesse segundo exemplo, existe o artigo "a" e a preposição "a" em "ir à Torre..." e portanto há a ocorrência de crase)

Em outras situações, substitua o substantivo por uma palavra masculina. Se "a"/"as" mudar para "ao/aos", é porque existia crase. Por exemplo:

• Seus cabelos estão cheirando a gasolina - Seus cabelos estão cheirando a álcool. (não há crase)
  • Eu vou à praia aos domingos - Eu vou ao cinema aos domingos. (presença de crase)

Finalmente, respondendo a sua pergunta "E após algumas outras preposições, como para, até, desde, entre, etc?", crase só é possível com a preposição "a", pois corresponde a junção da preposição "a" com o artigo "a/as" ou com os pronomes demonstrativos "aquele(s) /aquela(s) /aquilo.

ps Observe que crase não é o acento. Crase é a junção da preposição "a" com o artigo ou pronome demonstrativo. Havendo a ocorrência de crase, deve se usar o acento grave. O acento, portanto, é apenas indicativo da ocorrência de crase.

2

O horário de atendimento é das 9 [horas] às 18 [horas].
Retornarei às 15 [horas].

Neste caso, para uma hora definida (não incluindo aqui durou três horas, por exemplo), usa-se o artigo definido e portanto há crase quando a preposição é a. A palavra horas está elidida. O artigo usa-se independentemente da preposição.

Vemo-nos às 6 / a partir das 6 / até às 6 / pelas 6 / entre as 6 e as 10.

Há quem prefira até as 6, por entender que até não deve ser seguido da preposição a, mas nesse caso é a preposição que falta, não o artigo.

Não se usa o artigo, contudo, ao dizer as horas: são 6 horas.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.