0

O dia em que eu nasci morra e pereça, / Não o queira jamais o tempo dar, / Não torne mais ao mundo, e se tornar / Eclipse, nesse passo, o sol padeça.

O que quer dizer a expressão "nesse passo" nesse excerto de Camões? Procurei na internet mas não encontrei o significado. Grato desde já.

3
  • Acho que pode ser "nesse ritmo", "nessa velocidade".
    – Centaurus
    Feb 19, 2018 at 13:56
  • Eu uso tbm com a mesma ideia de ritmo...
    – Peixoto
    Feb 19, 2018 at 14:03
  • Será? Vejam este outro exemplo: "Definição de conceptivo: O vocábulo conceptivo radica na palavra concepção. Nesse passo, quando alguém se refere a "equilíbrio conceptivo" significa que na proposição apresentada existe harmonia de entendimento, de concepção". Não me parece que "nesse ritmo" faça muito sentido aqui. Vou aguardar mais respostas. De todo modo, obrigado pelas opiniões.
    – Sasaki
    Feb 19, 2018 at 14:13

1 Answer 1

1

Significa nesse caso. Do Aulete:

1. Fig. Ponto, conjuntura, situação: "Mas, neste passo, assim prontos estando/ Eis o mestre, que olhando os ares anda (...)." (Luís de Camões, Os Lusíadas))

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.