3

Qual é deferençe entre "algum amigo" e "amigo algum"?

Exemplos:

Eu não tenho algum amigo.

Eu não tenho amigo algum.

Resposta alguma está certa.

Alguma resposta está certa.

3

Comecemos com frases com algum (ou, equivalentemente, nenhum) após o nome.

(1) Não tenho amigo algum.
(2) Não tenho amigo nenhum.
(3) *Tenho amigo algum.
(4) *Tenho amigo nenhum.
(5) Resposta alguma está certa.
(6) Resposta nenhuma está certa.
(7) *Resposta alguma não está certa.
(8) *Resposta nenhuma não está certa.

As frases gramaticais acima têm todas um significado negativo. Em (5-8) usei outra construção, porque caso contrário o objeto direto ficaria numa posição muito estranha, mas seria possível dizer, com amigo algum sendo agora o sujeito:

(9) Amigo algum/nenhum me viu.

Embora não as considerasse agramaticais, (5-6) e (9) parecem-me, contudo, um pouco infelizes. Preferiria as outras alternativas. A variante com algum é usada principalmente em registos escritos.

Repara que o comportamento é semelhante ao de nada, outro item de polaridade negativa forte:

Não tenho nada.
*Tenho nada.
Nada tenho.
*Nada não tenho.

Vejamos agora sem inversão, com algum preposto ao nome.

(10) *Eu não tenho algum amigo.
(11) Eu não tenho nenhum amigo.
(12) Nenhuma resposta está certa.
(13) #Alguma resposta está certa.
(14) #Nenhuma resposta não está certa.
(15) #Alguma resposta não está certa.

Nesta posição relativamente ao nome, algum deixa de ter polaridade negativa e passa a ter polaridade positiva. A frase (10) (a tua primeira) é agramatical. As frases (13-15) são gramaticais, mas têm significados diferentes:

• (13): Uma das respostas está certa. A leitura é não específica, i.e., o falante não tem nenhuma resposta particular em mente.
  • (14): Esta frase é uma verdadeira dupla negativa. As respostas estão todas certas.
  • (15): Uma das respostas está errada. A leitura é não específica.
0

A diferença é que a primeira e a terceira frases, embora gramaticalmente corretas, não são idiomáticas e tem significado vago e impreciso Um falante nativo não as diria.

Já a sua segunda frase ficaria mais natural como: "eu não tenho amigo nenhum". E a quarta frase, fica na dependência do contexto. Eu a usaria na seguinte situação:

a- Você acha que todas as opções são erradas? b- Não, alguma resposta está certa. Só não sei qual.

Em outras situações eu diria: - Alguma das respostas está certa.

• Então por exemplo a primeira e a segunda tem mesma significada? – Majid Feb 14 '18 at 0:42

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.