Para colocar um verbo na forma negaiva, colocamos não antes do verbo.
Exemplo:
Eu não preciso ser reconhecido.
Mas algumas vezes colocamos não depois do verbo.
Exemplo:
Eu preciso de ajuda não.
Estes dois casos são diferentes ou a mesma coisa?
Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It only takes a minute to sign up.
Sign up to join this communityPara colocar um verbo na forma negaiva, colocamos não antes do verbo.
Exemplo:
Eu não preciso ser reconhecido.
Mas algumas vezes colocamos não depois do verbo.
Exemplo:
Eu preciso de ajuda não.
Estes dois casos são diferentes ou a mesma coisa?
Na língua escrita usa-se muito raramente, a não ser que estejas reproduzindo o falar de alguém.
Já, coloquialmente, é usado em duas situações:
Enfatizar uma negativa prévia:
E após o verbo para fazer a forma negativa. Note que nesses casos, ao contrário do exemplo "Eu preciso de ajuda não", são geralmente respostas curtas e o pronome pessoal é omitido:
Em algumas regiões do Brasil, os exemplos 2 e 3 são extremamente comuns (principalmente na Bahia e outros estados do Nordeste, áreas rurais de Minas Gerais, etc)
O significado é o mesmo, mas o segundo exemplo é mais comum na língua oral ou mídias sociais.
É também comum começar com um outro "não": "não preciso de ajuda, não".
Antes de mais, grafa-se e diz-se "eu não preciso de ser reconhecido". Ditam as boas regras da sintaxe em Português, que a partícula negativa não, surge por norma entre o sujeito e o verbo.
Eu não fiz o trabalho.
Como em qualquer língua indoeuropeia, com sintaxe similar, em primeiro lugar temos o sujeito, depois o verbo, ou seja, a ação, e depois então temos o complemento/objeto direto. A negação, de acordo com as boas regras da sintaxe, surge por norma, depois do sujeito e antes do verbo.
De salientar que o Português, ao contrário por exemplo do Alemão, não tem duas partículas negativas diferentes para a negação de verbos (ich habe nicht gemacht / eu não fiz), ou substantivos (ich habe kein Auto / eu não tenho carro). Em qualquer caso, mesmo nestas línguas germânicas onde existem duas palavras, quer para a negação das ações a que o verbo faz referência, quer para a referência à inexistência de substantivos, essa partícula negativa surge também, sempre antes da ação ou objeto que é negado.
Pode-se todavia, sem violar as boas regras da sintaxe, alterar a posição da partícula negativa, mas para tal, tal como refere o anterior comentador, a vírgula é obrigatória. Esta versão surge mais num contexto oral e como resposta a uma pergunta, e em duplicado, apenas para enfatizar a negação.
Se fiz o trabalho? Não fiz, não!
Já a frase que apresenta
Eu preciso de ajuda não.
É sintaticamente inaceitável, quer no registo oral, quer escrito. Algo como
Não preciso de ajuda, não.
já seria aceitável do ponto de vista sintático, pois estamos, teoricamente, perante duas orações: a primeira oração que obedece às normais e corretas posições das palavras em função das suas respetivas funções sintáticas, considerando em acréscimo que em Português, o pronome pessoal enquanto sujeito pode ser prescindível; e a segunda oração, separada da primeira pela presença da vírgula, apenas com a partícula negativa.